Brasil vai bater recorde de exportação de grãos em 2016
Em um momento em que o câmbio desvalorizado favorece a competitividade dos produtos agrícolas brasileiros, o Brasil vai exportar o maior volume de soja, milho e farelo de sua história em 2016: serão mais de 100 milhões de toneladas, 2% a mais que em 2015, quando o país atingiu a marca recorde de 98 milhões t, e o dobro do que foi exportado em 2009, 48,6 milhões de t.
De acordo com o consultor de grãos da INTL FCStone, Guilherme Cioccari, além do câmbio, o Brasil melhorou a logística e aumentou drasticamente a produção nos últimos anos. “Aumentamos a competitividade. Hoje todos os mercados estão de olho no país. Se antes nós só exportávamos por Paranaguá e Santos, agora nós temos Itaquí (MA), Rio Grande (RS) e outros. Mês passado exportamos 2 milhões de toneladas de milho, quando é que tivemos um desempenho desse?”.
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo
0 comentário
Começou o plantio e a renegociação do endividamento não evolui
Boa Tarde Agro - Farelo despenca quase 4% em Chicago, soja e óleo acompanham perdas; reajusta do Bolsa Família tumultua Brasília
Número de mortos entre tropas dos EUA na guerra contra Irã é maior que o registrado pelo Pentágono, diz Washington Post
Queda de mais de 4% pro farelo, puxa soja e pressão da colheita começa a entrar no preço
“Brasil precisa sair da arquibancada”: Cabrera cobra diplomacia comercial para transformar força do agro em poder global
Terremoto de magnitude 4,8 atinge Região Metropolitana do Chile, diz EMSC