Biotecnologia contribui para o avanço da produção agropecuária

Publicado em 03/11/2016 15:11
Técnica foi tema de seminário realizado na sede da CNA

Brasília (03/11/2016) – A contribuição da biotecnologia no campo para elevar os índices de produtividade e a qualidade dos produtos foi um dos temas debatidos no Seminário “Agro em Questão – Produção Orgânica e Convencional” realizado terça (1), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

A diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, afirmou que a posição de destaque do Brasil no atual cenário agropecuário mundial se deve ao aprimoramento do uso de biotecnologia.

Os benefícios da técnica no campo são inúmeros e vão desde o aumento da produtividade até a criação de sementes imunes a pragas e doenças.

“Está cada vez mais claro que os organismos geneticamente modificados (OGM) são uma ferramenta para tornar o cultivo de plantas mais eficiente e revolucionar a agricultura e a vida do produtor rural, já que não dependem da expansão de novas áreas cultivadas”, afirmou Adriana.

Produtos orgânicos – A palestra sobre produção orgânica foi apresentada pela chefe de gabinete do Programa Nacional de Orgânicos (PNO), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Renée Gebault King. O PNO atua como fornecedor de certificado de alimentos orgânicos para garantir a qualidade e comprovar a ausência de defensivos nos produtos.

“A demanda por esses certificados vem crescendo nos últimos anos. Os produtores orgânicos buscam abrir novos mercados e reduzir as barreiras fitossanitárias no comércio exterior”, disse. 

Já a importância do manejo correto dos defensivos agrícolas foi tema do painel “Monitoramento da qualidade dos alimentos in natura: padrões de qualidade e segurança dos alimentos”, conduzido pelo consultor em Tecnologia da CNA, Reginaldo Minaré.

“O Brasil tem necessidade de utilizar defensivos agrícolas devido ao clima tropical que  favorece a proliferação de pragas e doenças. Sem esses produtos, muitas lavouras desapareceriam. Cabe ao produtor buscar a capacitação técnica e fazer o uso correto”, disse Minaré.

Para discutir o assunto foram convidados a professora da Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade de Brasília (UnB), Eloísa Dutra e o especialista da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Carlos Alexandre Oliveira. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário