Café: Após período de altas temperaturas e baixa umidade, chuvas devem favorecer desenvolvimento dos chumbinhos

Publicado em 28/09/2015 15:57

Após um período de altas temperaturas e baixa umidade no cinturão produtivo de café – o que poderia atrapalhar o desenvolvimento do chumbinho após a primeira florada –, a meteorologia aponta que os próximos dias devem ter padrão climático mais favorável para as lavouras. Desde a última sexta-feira (25), com uma frente fria que avança sobre o Sudeste, alguns municípios registram precipitações mais regulares.

Para o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, Rodrigo Naves Paiva, apesar das chuvas terem voltado ao cinturão produtivo e melhorado a condição das lavouras, o clima ainda requer atenção por um bom tempo.

"Para que os cafezais tenham boa produção na próxima safra são necessárias chuvas regulares e constantes. Mas caso tenha muita umidade podem aparecer algumas doenças", afirma Paiva.

Segundo dados climáticos da (Cooxupé) Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, todas as cidades produtores atendidas registraram neste mês de setembro chuvas acima da média até hoje (28/9), muito em função das precipitações recentes. O maior volume foi verificado em Campos Gerais (MG), com 206,6 milímetros, quando a média histórica é de 74,1 mm.

De acordo o agrometorologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, as cidades produtoras de café devem receber chuvas irregulares nos próximos. "A próxima grande frente fria que deverá provocar chuvas sobre o Brasil central deverá ocorrer somente em meados de outubro", explica.

» Semana começa com chuvas sobre a região central do Brasil

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário