Chuvas torrenciais são previstas para o sul do Brasil nessa quarta-feira; e perdas significativas nos cafezais em MG

Publicado em 26/08/2015 07:13
Por Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Somar Meteorologia

O começo da semana foi marcado pelas chuvas em várias localidades do Sul, Sudeste e sobre o sul do Mato Grosso do Sul. Houve até relatos de queda de granizo em cidades produtoras de café do Sul de Minas Gerais, como Lavras, Três Pontes, Elói Mendes e Bom Sucesso. Os estragos foram grandes, com perdas próximas dos 100% em propriedades atingidas por esse temporal, contudo, ainda é muito cedo para avaliar as reais perdas na região, já que foram localizadas (caso queiram ver as fotos, acessem minha página no Facebook). No mais, essas chuvas apenas atrapalharam o andamento da colheita do café e da cana de açúcar, mas nesse caso não causaram nenhum prejuízo.

Para essa quarta-feira, uma nova frente fria avançará pelo sul do Brasil onde irá provocar chuvas torrenciais sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os volumes serão altos, podendo gerar alguns transtornos, não só no meio rural, mais também nas cidades. Essas chuvas mantêm as condições desfavoráveis ao preparo do solo para o plantio do arroz, além de prejudicar lavouras de trigo. No Paraná, além do trigo, a colheita do milho safrinha também está sendo prejudicada por essas chuvas. E já na quinta-feira (amanhã) esse sistema alcança os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e grande parte do sul, sudeste e sudoeste de Minas Gerais. Essas chuvas irão atrapalhar mais uma vez a colheita do milho, café, cana de açúcar e também das hortaliças. Contudo, já na sexta-feira o tempo abre em todo o Brasil e permanecerá assim ao longo de todo o final de semana e na próxima segunda-feira.

O tempo continuará aberto e sem previsões para chuva no Mato Grosso, grande parte de Goiás e em todo o MAPITOBA, que manterá as condições favoráveis à realização da colheita do milho e do algodão e demais atividades de campo. O tempo só deverá mudar, principalmente em Goiás e no Mato Grosso no final da próxima semana.

E as chuvas irregulares continuam sobre as principais regiões produtoras de grãos dos Estados Unidos. Onde já há localidades com déficit hídrico e em regiões vizinhas, o excesso de umidade nos solos, prejudicam e causam perdas de produtividade em lavouras de milho e de soja. E as previsões para o retorno das chuvas mais volumosas e regulares continua para todo o mês de setembro.

Alerta Agroclimático - 26 agosto 2015 -

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário