Chuva eleva – e muito – nível de reservatórios entre MG, MS, PR e SP (De Olho no Tempo)

Publicado em 19/01/2016 19:27
http://www.deolhonotempo.com.br/

Figura 1

A grande quantidade de chuva que caiu nos últimos dias entre as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil provocou estragos em mais de 150 municípios, principalmente com alagamentos, deslizamentos e enchentes.

Mas, por outro lado, contribuiu para elevação significativa do nível dos principais reservatórios geradores de energia e que tanto o governo federal atribui a culpa por o brasileiro estar pagando tão caro na fatura, além, é claro, do acionamento das usinas termelétricas, que estão sendo desligadas desde o final do ano passado.

Nas últimas 24 horas, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) atualizou os dados dos níveis dos principais reservatórios.

O maior impacto foi observado na represa de Ilha Solteira/Três Irmãos, entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde as águas do rio Grande, que alimentam a bacia do rio Paraná, elevaram o nível do reservatório de 0% para 32,12%. Desta forma, com a turbinas vertendo água, a produção de energia elétrica foi reativada.

Figura 2

Ainda na mesma conjuntura, só que na bacia do rio Grande, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, o reservatório de Marimbondo cresceu de 20% para 84,71% após a chuvarada.

Figura 3

A concessionária, pela primeira vez desde abril de 2011, precisou abrir as comportas para liberar a água. A usina também voltou a produzir energia normalmente.

Praticamente toda a bacia do rio Paranaíba, entre os estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, também apresentou uma elevação significativa do nível de seus reservatórios somente nos últimos sete dias.

A represa de São Simão, entre Goiás e Minas Gerais, foi a que mais registrou aumento, com nível de reservatório agora de confortáveis 76,12%. Os reservatórios de Nova Ponte e Itumbiara, no entanto, ainda operam abaixo de 30%.

Outra bacia que apresentou grande elevação do nível de seus reservatórios na última semana foi a do Paranapanema, entre o Paraná e São Paulo. Os três principais reservatórios, Capivara, Chavantes e Jurumirim, estão com nível de armazenamento acima de 90%.

A situação também é bastante confortável nos reservatórios das bacias dos rios Iguaçu, Jacuí e Uruguai, na região Sul, com valores entre 89,58% e 100,83%.

O oposto tem sido verificado onde ainda não choveu de forma generalizada e em grande quantidade em 2016, sobre as bacias dos rios São Francisco e Tocantins. A pior situação de todo o país está no reservatório de Sobradinho, que acumula apenas 2,28% da capacidade máxima.

Tabela - De Olho no Tempo

Crédito das imagens: Graciela Andrade/TV TEM/Icém, SP - Maicke Melo - Reprodução/ONS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
De Olho no Tempo Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário