Doação de feijão atinge 11,8 mil toneladas e beneficia mil prefeituras no país
Mil municípios de 22 estados brasileiros foram beneficiados com a doação de 11,8 mil toneladas de feijão dos estoques públicos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) desde o começo da operação, em julho de 2015. O produto destina-se a entidades e organizações como restaurantes comunitários, cozinhas populares e ainda para a rede pública de saúde, educação e segurança.
Os principais destinos da leguminosa foram Goiás, Paraíba, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Além das 11,8 mil t já retiradas pelas prefeituras, outras 1,7 mil toneladas do produto estão reservadas para doação.
Vale ressaltar que as prefeituras solicitantes do alimento precisam retirar o produto respeitando o prazo determinado, que é de 45 dias úteis em média, começando a contar a partir da emissão de autorização de Doação de Feijão (ADF). Caso o feijão não seja retirado, o município perde o direito e o produto volta para o estoque da Companhia.
A doação do feijão foi autorizada pelo Decreto nº 8.481, publicado em julho de 2015. Não há possibilidade de novos pedidos de doação, uma vez que todo o estoque de feijão destinado ao atendimento a pessoas em situação de insegurança alimentar já está comprometido.
0 comentário
Preços de arroz e feijão caem, mas consumo segue em retração no varejo alimentar em 2025
CNA defende avanço nos padrões de qualidade para feijão e pulses
Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no Rio Grande do Sul
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja