Dólar cai 2,5% e vai abaixo de R$ 3,65 com agravamento de crise política

Publicado em 17/03/2016 12:18

logo mini reuters noticias

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar recuava 2,5 por cento e ia abaixo de 3,65 reais nesta quinta-feira, com investidores apostando mais forte na eventual troca de governo após a divulgação de conversa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff.

A moeda norte-americana ampliou as perdas e foi às mínimas da sessão no final da manhã após a Justiça Federal suspender a posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil.

Às 12:12, o dólar recuava 2,52 por cento, a 3,6450 reais na venda, após atingir 3,6258 reais na mínima da sessão. No pregão passado, a moeda já havia recuado 0,64 por cento.

"A probabilidade de a presidente Dilma terminar o seu mandato é mínima", escreveram analistas do corretora Guide Investimentos em relatório.

A divulgação da conversa levou à interpretação de que Dilma estaria entregando o termo de posse a Lula para protegê-lo de eventual ação da operação Lava Jato, já que sua chegada à Esplanada do Ministério o tira do alcance da primeira instância em Curitiba e lhe dá foro privilegiado junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Com isso, o dólar manteve a tendência de queda vista no fim da sessão passada, após subir com força no início da semana conforme crescia a expectativa de que Lula assumiria um ministério.

Lula participou de cerimônia de posse e foi oficialmente nomeado ministro-chefe da Casa Civil nesta quinta-feira. Poucas horas depois, a Justiça Federal suspendeu a nomeação, alegando que a manobra coloca "risco de dano ao livre exercício do Poder Judiciário", da Polícia Federal e do Ministério Público.

"A leitura é que Lula não vai conseguir evitar o impeachment e isso impulsiona os ativos brasileiros", disse o superintendente regional de câmbio da corretora SLW, João Paulo de Gracia Corrêa.

Para boa parte do mercado financeiro, a troca de governo poderia resultar em maiores chances de recuperação da economia e o fim da crise política.

O movimento do dólar nesta sessão também vinha em sintonia com os mercados externos, onde a moeda norte-americana recuava após o Federal Reserve projetar menos altas de juros neste ano. A manutenção de juros baixos pelo banco central norte-americano tende a favorecer ativos emergentes, que oferecem rendimentos elevados como os do Brasil.

Nesta manhã, o Banco Central realizou mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em abril com venda integral de 9,6 mil contratos. Até o momento, o BC já rolou 6,003 bilhões de dólares, ou cerca de 60 por cento do lote total para abril, que equivale a 10,092 bilhões de dólares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário