Oferta reduzida justifica movimento de correção nos preços da @ do boi. Mas alta fica limitada por margens ruins de frigoríficos
A oferta de animais de pasto está cada vez mais escassa, trazendo consequências diretas nas cotações. O mercado iniciou a semana com viés de alta, e deve permanecer no curto curto.
Em São Paulo a arroba do boi gordo está cotada entre R$ 154,50 e R$ 153,50 a vista. Porém há registro de ofertas acima desses patamares.
Segundo o consultor da Scot Consultoria, Alex Santos Lopes, a diminuição na disponibilidade neste período é causada pela antecipação na entrega de animais esperada para maio, e o movimento de pecuaristas ainda conseguindo reter gado no pasto.
"Esse cenário de oferta deve se agravar à medida que avançamos para a entressafra propriamente dita e a consequência é o estreitamento da margem das indústrias", explica Lopes.
A margem de comercialização dos frigoríficos que desossam (Equivalente Scot Desossa) voltou a recuar e está em 13,1%, queda de 1,2 ponto percentual em relação aos últimos dias.
A oferta de confinamento só deve chegar a partir da segunda quinzena de junho, mas não são esperados volumes expressivos para o primeiro giro. "É exatamente por isso que acreditamos que em junho o mercado possa ter mais fôlego para alta", destaca o consultor.
Ao mesmo tempo em que o mercado entra em um período de entressafra com possibilidades altistas, os analistas alertam para dificuldade no escoamento da carne. No ano passado, quando as margens das indústrias atingiram 10% houve redução na capacidade de abate, interrompendo de operações, que trouxe pressão sobre a arroba.
"Desde fevereiro a margem está muito abaixo da média histórica, oscilando entre 15% a 14%, então é impossível descartamos esse movimento novamente", alerta Lopes.
0 comentário
Receita com exportação de carne bovina do Brasil deve crescer 37% em 2025, prevê Abrafrigo
Exportações de carne bovina crescem 50% em novembro e sinalizam recorde histórico para o ano, diz Abrafrigo
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo está estável em São Paulo
Abate de fêmeas pode contribuir para elevação do valor da arroba do boi em 2026
Paraná será responsável pelo banco brasileiro de antígenos e vacinas contra febre aftosa
Scot Consultoria: Estabilidade nas praças paulistas