Preços da arroba seguem estáveis com equilibrio entre oferta curta e demanda restrita por carnes
O mercado do boi inicia a semana sem grandes alterações. A pressão negativa sobre as cotações diminuiu, mas nem os vendedores e nem os compradores conseguem mudar os patamares de preço neste momento.
De acordo com o analista Alex Santos Lopes, da Scot Consultoria, o mercado vem consolidar a expectativa da última semana passada de que os preços iriam encontrar um piso e se acomodar. A pressão de baixa perdeu força, as indústrias estão voltando a pagar a referência do mercado e sentindo dificuldade para fazer escala.
A compra, em si, não evoluiu nas duas últimas semanas, o que fez com que o estoque do mercado fosse ajustado. O analista lembra que, enquanto os preços do boi pararam de cair, a carne também foi valorizada nas últimas semanas.
Nos últimos dias, o frango, que já vinha mais competitivo, perdeu um pouco a competitividade no mercado, o que gera uma situação de maior possibilidade de venda de mercado de carne bovina. “No entanto, é uma mudança gradual”, aponta.
Os contratos futuros da BM&F encontram espaço para uma grande especulação. “Não se sabe qual vai ser o patamar do dólar, o governo do fator de ano, o tamanho da redução de consumo, a real redução de oferta… Tudo isso gera cenário de incerteza e faz o mercado futuro oscilar”, destaca o analista.
As chuvas recentes também não trazem impacto para a produção. O que pode acontecer é que alguns animais confinados que já estão terminados possam ter sua saída antecipada. No entanto, apenas chuvas mais regulares e contínuas trariam maiores impactos no mercado.
Para os produtores, o analista lembra que deve haver uma necessidade de cautela. “Cuidado com o excesso de otimismo. Façam as suas contas e saibam realmente qual é a operação que vocês estão realizando”, aconselha.
0 comentário
Com início da safra de cana-de-açúcar, atenção deve ser redobrada no controle da mosca-dos-estábulos
Oferta concentrada de animais pressiona arroba do boi e cenário fica mais complexo com fim das cotas chinesas
Queda de 10% na arroba registrada na B3 para os próximos meses pode ser revertida com novos fundamentos
Oferta concentrada de animais justifica queda nos preços da arroba do boi, explica analista
Brasil exporta embriões zebuínos e impulsiona formação de rebanhos adaptados ao clima tropical
Pneumonia bovina é uma das principais causas de perdas produtivas em confinamentos