DA REDAÇÃO: Movimento “Te mexe, produtor” realiza mobilização no próximo dia 29
Publicado em 22/06/2012 16:13
e atualizado em 22/06/2012 19:32
Movimento "Te mexe, produtor" tem entre as reivindicações , adiamento das parcelas de custeio e investimento e maior prazo para pagamento das dívidas mais antigas. Mobilização acontece em Santo Ângelo-RS, no próximo dia 29 de junho.
Movimento “Te mexe, produtor” prepara para o próximo dia 29 de junho, uma mobilização na cidade de Santo Ângelo no Rio Grande do Sul. Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural da cidade, Ricardo Antônio Copetti, o objetivo da movimentação é alertar as autoridades sobre a situação vivenciada pelos produtores da região.
“Nós ficamos quase 7 meses sem uma chuva importante para a agricultura. Com isso, a produtividade da soja foi afetada, em alguns lugares colhemos de 3 a 4 sacas da oleaginosa por hectare, outras áreas nem foram colhidas, por conta dessa grande seca”, explicou Copetti.
Ainda de acordo com o vice-presidente, o Conselho Monetário Nacional já autorizou as instituições bancárias a prorrogar as parcelas de investimento, que venceriam esse ano, e colocá-las para depois do final do contrato. Além disso, os produtores que perderam mais de 70% da safra, e não possuem seguro ou o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), poderiam parcelar os custeios em até cinco vezes. Entretanto, as medidas ainda não estão sendo operacionalizadas devido à falta de regras.
Em decorrência dessa situação os produtores rurais irão reivindicar um maior prazo para pagamento das dívidas, e com juros compatíveis com a atividade, o adiamento das parcelas de custeio e investimento. E a outra pauta é que os seguros sejam mais eficientes.
“Precisamos de seguro de renda para o agricultor, para os produtores que não se enquadram na agricultura familiar, e até mesmo os familiares que tenham o seguro mais eficiente da renda. Já foi anunciado o seguro de catástrofe, seguro de renda, mas também não é operacionalizado, ainda não está chegando para os produtores no Rio Grande do Sul”, finalizou Copetti.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta/ Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas
0 comentário
SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família