Leite sobe pelo sétimo mês seguido, mas só com redução de custos é que as margens de produtores devem melhorar a partir de julho

Publicado em 06/07/2016 11:04 e atualizado em 06/07/2016 12:04
Somente os mais eficientes garantem margens positivas de 3 a 3,5%, mesmo com as altas no litro do leite

O preço do leite pago ao produtor atingiu, em junho, a maior alta mensal dos últimos cinco anos, segundo levantamento da Scot Consultoria.

A valorização foi 4,4% referente à produção entregue em maio, com o produtor recebendo na média nacional R$1,108 por litro. Na comparação com o igual período de 2015 o avanço é de 16,6%, em valores nominais.

Neste período a redução na capitação costuma elevar os preços, mas em 2016 alguns agravantes acentuaram as altas que ocorrem desde o início do ano. Conforme explica o zootecnista, Rafael Ribeiro, da Scot a elevação nos custos de produção e as condições climáticas adversas prejudicaram a produção.

Segundo ele, os custos na comparação anual estão 30% maiores, gerando uma queda de 2,6% na produção deste mês em relação ao mesmo período de 2015.

Para Ribeiro, "a menor capitação tende a continuar dando firmeza aos preços do leite no curto e médio prazo".

No pagamento de julho, referente à produção em junho, 80% dos laticínios pesquisados também acreditam em alta dos preços ao produtor e outros 20% esperam manutenção.

E mesmo com a sétima alta consecutiva, os atuais patamares ainda deixam margens apertadas para o produtor. "Em produções de alta tecnologia a rentabilidade chega a 3,6%, já os produtores menos tecnificados está com prejuízo de 3% a 4% na atividade neste ano", alerta Ribeiro.

Segundo ele, o fator positivo é que as projeções começam a indicar uma arrefecimento dos custos com a queda de alguns insumos importantes como o milho e farelo de soja.

Dessa forma, "se os preços do leite ao produtor continuarem subindo teremos, após treze meses de alta, um alívio no custo", diz Ribeiro.

Refletindo as altas, o preços dos lácteos no atacado subiram 4,4% na segunda quinzena de junho, segundo levantamento da Scot.

O leite longa vida teve alta de 8,1% e ficou cotado, em média, em R$3,33 o litro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o preço atual está 45,3% maior.

Cabe destacar que o cenário do lado demanda ainda é de cautela em todo o país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário