Retrospectiva 2019: Com novo governo, reformas são feitas e Brasil volta a crescer

Publicado em 03/01/2020 14:55
Retrospectiva Política e Economia com Aleksander Horta - Jornalista
Aleksander Horta - Jornalista

Podcast

Retrospectiva Política e Economia com Aleksander Horta - Jornalista

 

Download

JANEIRO

Jair Bolsonaro toma posse nesta terça-feira sob um esquema de segurança sem precedentes para este tipo de evento e com a promessa de um governo que quebre paradigmas que vão desde o modelo de negociação com o Congresso até a forma de comunicação com a sociedade.

>> Começa a Era Bolsonaro, com a missão de evitar o colapso das contas públicas

O Brasil deve permitir a exploração de terras indígenas pela agricultura comercial, disse nesta sexta-feira a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que ao mesmo tempo procurou suavizar muitas das polêmicas posições do presidente Jair Bolsonaro sobre os povos nativos e o meio ambiente.

>> Ministra quer abrir terras indígenas no Brasil à produção agrícola comercial

Um dia após uma marcha que reuniu milhares em Caracas, as ruas estavam praticamente vazias. Maduro mandou fechar a embaixada e os consulados dos EUA, ao mesmo tempo em que reiterou que os diplomatas americanos devem deixar o território venezuelano até o próximo domingo.

>> Venezuela: Rússia declara apoio a Maduro; China se opõe a interferência externa; EUA convoca Conselho de Segurança da ONU

 O rompimento de barragem da mina Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), deixou pelo menos nove mortos e 300 desaparecidos, segundo informações do Corpo de Bombeiros do Estado divulgadas na manhã deste sábado.

>> Rompimento de barragem da Vale em MG deixa ao menos 9 mortos e 300 desaparecidos

FEVEREIRO

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta sexta-feira pedido da defesa do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e liberou o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) a prosseguir com investigações criminais que envolvem o filho do presidente Jair Bolsonaro por supostas movimentações financeiras atípicas.

>> Ministro Marco Aurélio, do STF, arquiva pedido da defesa de Flávio Bolsonaro e libera investigação do MPRJ

O indicador antecedente trimestral sobre o comércio mundial de mercadorias caiu para seu menor nível em nove anos nesta terça-feira, o que deve colocar as autoridades em alerta para uma desaceleração mais acentuada caso as tensões comerciais continuem, disse a Organização Mundial do Comércio nesta terça-feira.

>>  OMC alerta para desaceleração do comércio global com indicador atingindo menor nível em 9 anos

MARÇO

O Brasil registrou superávit comercial de 3,673 bilhões de dólares em fevereiro, divulgou o Ministério da Economia nesta sexta-feira, segundo melhor da série histórica para o mês.

>> Brasil tem superávit comercial de US$ 3,673 bi em fevereiro, segundo melhor para o mês

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que dispensa, de forma unilateral, o visto para que cidadãos dos Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá visitem o Brasil, conforme edição extra do Diário Oficial da União publicado nesta segunda-feira.

>> Decreto de Bolsonaro isenta cidadãos de EUA, Canadá, Japão e Austrália de vistos para o Brasil

O país criou 173.139 novas vagas de trabalho com carteira assinada em fevereiro. O saldo é o melhor para o mês desde 2014, quando 260.823 vagas foram criadas.

>> País criou 173.139 novas vagas de emprego em fevereiro; Melhor resultado desde 2014

ABRIL

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) referiu-se ao ministro da Economia, Paulo Guedes, como “tigrão” e “tchutchuca” em sua fala durante a audiência pública da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara que discutiu a reforma da Previdência.

>> Zeca Dirceu chama Guedes de ‘tchutchuca’; ministro responde: ‘é a mãe, é a vó’

>> Ministro da Economia debate reforma da Previdência na Câmara

MAIO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou de forma enfática a pressão sobre a China, neste domingo, para forçar um acordo comercial ao anunciar que irá deliberadamente aumentar as tarifas norte-americanas sobre produtos chineses.

>> Trump surpreende e aumenta em mais 25% as tarifas sobre produtos chineses​

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que a classe política é o grande problema que impede o Brasil de dar certo, acrescentando que algumas pessoas querem mais do que apenas conversar, em declaração que pode desagradar parlamentares no início de uma semana crucial para o governo no Congresso.

>> Bolsonaro diz que problema do Brasil é classe política e que tem gente que não quer "apenas conversar"

Enquanto a disputa entre os Poderes coloca em xeque a aprovação das reformas e ganha o protagonismo das discussões na mídia, notícias que mostram que o país não está parado e que ainda existe confiança dos investidores, quase sempre ficam sem o necessário debate.

>> As boas notícias durante o atual governo que foram colocadas em 2º plano

Apoiadores do governo foram às ruas de várias cidades do país defender a reforma da Previdência, o pacote anticrime, o porte e posse de armas, além de ministros do governo como o da Justiça, Sergio Moro, e o da Economia, Paulo Guedes.

>> Manifestações de domingo demonstram anseio por mudanças concretas

JUNHO

O presidente Jair Bolsonaro deseja que o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) viabilize a devolução de recursos do banco ao Tesouro Nacional e abra a "caixa-preta" da instituição, apontando como foram usados recursos em países como Cuba e Venezuela, disse nesta segunda-feira o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros.

>> Bolsonaro quer que BNDES devolva recursos ao Tesouro e abra "caixa-preta", diz porta-voz

O presidente Jair Bolsonaro reuniu-se nesta sexta-feira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às margens da cúpula do G20 no Japão, e os dois líderes conversaram sobre a ideia de um acordo de livre comércio entre os países.

>>  Bolsonaro conversa com Trump sobre livre comércio entre Brasil e EUA

Os países do Mercosul e da União Europeia formarão uma das maiores áreas de livre comércio do planeta a partir do acordo anunciado ontem (28), em Bruxelas. Juntos, os dois blocos representam cerca de 25% da economia mundial e um mercado de 780 milhões de pessoas. Quando se considera o número de países envolvidos e a extensão territorial, o acordo só perde para o Tratado Continental Africano de Livre Comércio, que envolve 44 países da África e foi assinado em março deste ano. Mesmo assim, União Europeia e Mercosul fecharam o maior acordo entre blocos econômicos da história, o que deve impulsionar fortemente o comércio entre os dois continentes. 

>> Mercosul e UE fecham maior acordo entre blocos do mundo

JULHO

Durante seu pronunciamento do anúncio do Plano Safra 19/20, realizado hoje em Brasília/DF, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, falou sobre os recursos que estarão disponíveis para os produtores rurais e as novas formas de financiamento para o setor agropecuário brasileiro.

>> Entenda o Plano Safra 19/20 e o financiamento estrangeiro através de certificados do agro

A nova tabela de pisos mínimos de fretes foi suspensa nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Transportes Terrestres em decisão tomada após pedido do Ministério dos Transportes, pressionado por ameaças de greve de caminhoneiros insatisfeitos com seus valores.

>> Governo suspende tabela de fretes rodoviários após ameaça de greve de caminhoneiros

AGOSTO

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (13) o texto-base da MP da Liberdade Econômica (Medida Provisória 881/19). Os destaques ficaram para esta quarta-feira (14) e serão todos votados pelo sistema eletrônico, fruto de um acordo com a oposição.

>> Plenário da Câmara aprova texto-base de MP da Liberdade Econômica

Um número recorde de incêndios está ocorrendo na Amazônia e causando revolta no mundo devido à importância da floresta tropical para o ambiente global. O desastre fez o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, enviar as Forças Armadas para combater o fogo.

>> Por que os incêndios da Amazônia estão espalhando uma crise no Brasil e no mundo? (Especial da Reuters)

SETEMBRO

O presidente Jair Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) inauguraram nesta quinta-feira (5), na sede do Ministério, o Observatório da Agropecuária Brasileira, ferramenta que dará a gestores amplo acesso a informações estratégicas para a tomada de decisões e elaboração de políticas públicas para o setor agropecuário.

>> Bolsonaro e ministra inauguram Observatório da Agropecuária Brasileira, que integrará dados do setor

O Banco Central cortou nesta quarta-feira a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, a 5,50% ao ano, dando sequência ao ciclo de afrouxamento monetário em meio à débil recuperação econômica, num processo que deve seguir adiante, segundo sinalização do Comitê de Política Monetária (Copom).

>> BC corta Selic em 0,5 ponto, à nova mínima de 5,50%, e sinaliza afrouxamento adiante

Entre os dias 11 e 23 de setembro, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) liderou missão ao Oriente Médio. A comitiva passou por quatro países: Egito, Arábia Saudita, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos. 

>> Ministra encerra viagem ao Oriente Médio com abertura de mercado para produtos brasileiros

OUTUBRO

O petróleo que tem atingido dezenas de praias no Nordeste muito provavelmente é de origem venezuelana e deve ter vindo do derramamento "acidental ou não" de um navio perto da costa brasileira, disse nesta quarta-feira o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

>> Petróleo em praias do Nordeste "muito provavelmente" é da Venezuela, diz Salles

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga possíveis irregularidades nos contratos internacionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no período dos governos petistas de 2003 a 2015 aprovou, na tarde de ontem (22), por 19 votos a 10, o texto-base do relatório final do deputado Altineu Côrtes (PL-RJ).

>> CPI do BNDES na Câmara aprova relatório final

Em visita oficial aos Emirados Árabes Unidos, o presidente Jair Bolsonaro firmou oito atos bilaterais com o país do Oriente Médio em várias áreas como paz e segurança, cooperação econômica, inteligência artificial, meio ambiente e defesa. A comitiva brasileira foi recebida, neste domingo (27), em Abu Dhabi, pelo príncipe herdeiro do país, Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan.

>> Brasil assina oito acordos bilaterais com Emirados Árabes

NOVEMBRO

Quase nove meses depois de ser oficialmente proposta pelo governo, nesta terça-feira (12), deputados e senadores, em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, promulgam a Reforma da Previdência. O texto altera regras de aposentadorias e pensões para mais de 72 milhões de pessoas, entre trabalhadores do setor privado que estão na ativa e servidores públicos federais.

>> Reforma da Previdência é promulgada pelo Congresso

A Comissão de Constituição e Justça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (6), por 20 votos a 5, o parecer do senador Tasso Jeireissati (PSDB-CE) à chamada PEC Paralela da Reforma da Previdência (133/19). Ontem (5), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que a PEC poderia ser votada ser votada em primeiro turno no plenário da Casa nesta tarde.

>> CCJ do Senado aprova PEC Paralela da Previdência

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (7) contra a validade da execução provisória de condenações criminais, conhecida como prisão após a segunda instância. Por 6 votos a 5, a Corte reverteu seu próprio entendimento, que autorizou as prisões, em 2016.

>> STF derruba por 6 votos a 5 prisão após a 2a. instância; Lula deve ser solto ainda hoje

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou no final da tarde desta sexta-feira a sede da Polícia Federal em Curitiba, onde estava preso desde abril do ano passado, após o juiz federal Danilo Pereira Júnior determinar a liberdade do petista.

>> Lula deixa sede da PF em Curitiba, onde estava preso desde abril do ano passado

Por: Aleksander Horta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos