Scot Consultoria: Mercado do boi gordo com poucos volumes
Thayná Drugowick
zootecnista
Scot Consultoria
Pecuaristas ausentes
Em São Paulo a cotação do boi gordo está estável na comparação feita dia a dia.
O cenário é de paradeira, com pecuaristas ausentes dos balcões de negócios aguardando por ofertas melhores, o que tem provocado um baixo volume de negócios. No estado, as escalas de abate atendem a três dias.
Nas demais regiões pecuárias o cenário é o mesmo, oferta restrita de animais terminados, escalas enxutas, e pouco volume de negócios.
Devido às incertezas dos impactos para a desaceleração da propagação do coronavírus, a estratégia adotada por boa parte das indústrias é manter as escalas curtas, e avançar com as compras avaliando o comportamento do mercado mediante os desafios impostos pela pandemia.
Exportação
Até a terceira semana de março (referente aos 15 primeiros dias úteis do mês), o Brasil exportou 87,3 mil toneladas de carne bovina in natura, e obteve uma receita de US$385,66 milhões (Secex).
Na média diária, considerando as três primeiras semanas do mês, o país embarcou 5,8 mil toneladas. Caso continue nesse ritmo, em março o Brasil exportará 128,04 mil toneladas, o que, se concretizado, será recorde.
Vale ressaltar que o coronavírus tem impactado na demanda também do mercado externo, ou seja, a exportação poderia ser maior (quanto a volume) se não fosse o surto.
0 comentário
Ataque de lagartas deixa de ser preocupação pontual e se consolida como ameaça às pastagens na pecuária
Frigoríficos que exportam para China começam a dar férias coletivas para os funcionários
Frigoríficos que atendem China começam a dar féria coletivas, pressão sobre arroba deve se intensificar
Desajuste entre oferta e demanda vai promover pressão sobre arroba do boi ao longo de Julho
Julho deve intensificar pressão sobre arroba do boi mesmo durante primeira quinzena do mês
Estratégias nutricionais intensificam aproveitamento do milho no confinamento