Café: Embarques rompem 4 milhões de sacas, por Rodrigo Costa

Publicado em 12/05/2019 09:06

Os mercados descontaram a precificação de um acordo entre os Estados Unidos e a China, após Trump aumentar tarifas de importação e ameaçar incluir novos itens na pauta.

A estratégia tem de ser bem estudada para não causar uma queda de crescimento no país e ser impopular, justamente quando o presidente tenta preparar o campo para ser reeleito em 2020.

Ativos de risco foram vendidos com as bolsas de ações acumulando a pior performance semanal no ano e o CRB escorregando com perdas acentuadas do algodão, dos grãos e do açúcar.

O café ficou pressionado com a queda forte de Londres, que abriu espaço para Nova Iorque fazer uma nova mínima – dentro da idéia mencionada aqui da arbitragem tirando, no caso, suporte para o arábica.

O robusta na sequência recuperou bem, parcialmente ajudado pelo apetite dos comerciais mostrando interesse de compra próximo de US$ 1250 por tonelada e forçando alguma recompra dos especuladores.

Os diferenciais firmes de Uganda, Indonésia e Vietnã em teoria deveriam mesmo prevenir novas baixas do contrato Londrino, entretanto quem apostou no basis imaginando que o “C” fosse em algum momento subir só se deu mal nos últimos anos.

A sustentação, entretanto, ainda parece improvável, primeiro pela percepção da boa disponibilidade da variedade, depois por causa das fixações represadas de produtores e por último em função do excedente exportável do conilon ter como destino o terminal.

O arábica também sofre de males parecidos, estoques confortáveis e necessidade de venda das três principais, origens, mais ainda das duas maiores que estão em período de colheita.

No Brasil as exportações de abril totalizaram 2,975,057 sacas e com revisões para cima dos últimos meses – incluindo dezembro, que ficou em 4,001,029 sacas, rompendo pela primeira vez a casa dos 4 milhões.

Mantendo a toada provavelmente os embarques do ano-safra atual ficarão acima de 40 milhões, e o pior é muitos ainda reportarem existir bastante café nos armazéns.

A Colômbia informou que o seu parque produtor de café já está diminuindo por causa dos preços praticados atualmente. O presidente da FNC falou para as agências de notícias que 40 mil hectares de área de café estão sendo convertidas para outras culturas.

A esperança fica por conta do Real. Se a reforma da presidência for mesmo aprovada ainda neste semestre, a moeda pode firmar, ajudando Nova Iorque a não cair mais, mas pouco ajudará os produtores brasileiros.

O relatório dos comitentes divulgado pelo CFTC demonstrou um apetite grande dos comerciais em continuar comprando contratos futuros, nada mal para os que achavam que a necessidade de cobertura ficaria mais fraca – dada a queda continua dos preços.

Os fundos, por outro lado, venderem pouco para o tanto que o mercado caiu, e como recompraram algo nas duas últimas sessões, necessitam ver o contrato de julho sustentar e ir acima de US$ 95.00 para então desencadear novas coberturas.

Uma ótima semana e bons negócios a todos. 

Rodrigo Costa*

*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário