Mercado de café: Brasil se aproxima da colheita, por Rodrigo Costa

Publicado em 06/04/2020 11:15
*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente, direto de N York, como colaborador da Archer Consulting

A pandemia do COVID-19, com mais de 1.2 milhões de pessoas infectadas no mundo, provocou uma queda de 701 mil postos de trabalhos em março nos Estados Unidos, onde o número de infectados rompou 300 mil pessoas até agora.

Na semana do dia 20 de março outros 6.6 milhões de americanos aplicaram para o auxílio-desemprego, acumulando em duas semanas 10 milhões de cidadãos contando com o benefício.

O governo Trump estima que as mortes no país relacionadas à nova gripe podem chegar a 200 mil pessoas, com o pico de contágio acontecendo daqui a duas semanas, motivo pelo qual o presidente recomendou as pessoas manterem a distância social até o fim de abril – o que provavelmente deverá ser prorrogado novamente.

Na Europa a situação infelizmente não melhorou e os dados das vítimas são tristes e alarmantes principalmente para a Itália, a Espanha e a França.

No Brasil as estatísticas não são das piores, muito embora a falta de testes pode estar escondendo a realidade. Os líderes políticos, entretanto, parecem estar mais focados em brigar entre si do que em passar uma mensagem clara e segura à população.

As bolsas acionárias caíram novamente nos últimos cinco dias – após o DowJones ter tido a pior perda em um trimestre desde 1987 e os índices dos principais mercados caírem entre 14% e 31% de janeiro a março (o Ibovespa desmoronou 41% em reais e 51% em dólares).

O índice CRB de commodities apreciou nos últimos cinco dias puxado pela alta de 34% do petróleo e 22% da gasolina – antecipando um suposto corte de produção do primeiro a ser anunciado pela Rússia na segunda-feira.

Curioso notar que tanto o S&P500 quanto o CRB caíram em cinco das últimas seis sextas-feiras, (ou seja, antes do fim de semana) – quando os lockdowns começaram - talvez em função dos investidores reduzirem suas exposições com o receio do crescimento dos casos de coronavírus nos dois dias de mercados fechados.

O café em Nova Iorque encerrou a semana praticamente inalterado, mas testou os US$ 120 centavos por libra-peso não conseguindo sustentar com o Real fazendo novas mínimas nominais históricas.

Os diferenciais na principal origem enfraqueceram com a combinação do terminal e do cambio, permitindo os preços no mercado físico romperem os R$ 600.00 por saca – excelente timing dada a aproximação da colheita.

Regiões produtoras do conilon já começaram a colher, mas só devem acelerar a partir do meio de abril. Para o arábica a expectativa é de a Zona da Mata e algumas outras áreas iniciarem em maio.

Muito tem se discutido entre os participantes sobre o impacto do vírus no Brasil por eventualmente não permitir a movimentação de trabalhadores no campo. Alguns analistas têm alertado para a perigo de o café ficar mais tempo do que o ideal na arvore, prejudicando a qualidade dada uma possível falta de mão-de-obra.

Outros mencionam que a necessidade dos trabalhadores de ganhar dinheiro atrairá pessoas o suficiente, ainda mais contando com o apoio do estado, como fez o Espírito Santo criando uma cartilha para a colheita com a utilização de métodos de prevenção do coronavírus.

Há também a questão da mecanização das fazendas.

Em conversas com leitores e amigos colaboradores pude notar uma maioria acreditando que em torno de 50% a 60% do que é produzido de arábica é colhido com máquinas, necessitando poucos trabalhadores.

Já para o conilon, mesmo onde se usa colheitadeira alguns dizem que é preciso de mais gente para apanhar o café – comparando com o arábica.

Ponto importante a ser mencionado é que nós estamos chegando a um novo ano safra e a disponibilidade não diminuiu o suficiente para causar aperto no Brasil, como comprovarão as exportações de março e abril.

Do lado da demanda os torradores continuam ativos no mercado spot, reabastecendo as prateleiras dos supermercados para atender os consumidores que estão bebendo mais café em suas casas e por ora recebendo (ou em vias de receber) ajuda dos governos.

Os estoques certificados da ICE caíram abaixo de 2 milhões pela primeira vez desde o dia 24 de abril de 2018, e a firmeza dos diferenciais dos suaves juntamente com a falta de café nas origens produtoras da qualidade pode acelerar o uso do inventário nos próximos meses.

Voltando ao terminal, nesta terça-feira os fundos de índice vão começar a rolar seus contratos de maio para os meses futuros e por isso o spread já enfraqueceu novamente, com os agentes antecipando o movimento – pode ser apenas temporário.

A incerteza da duração da quarentena ao redor do mundo deixa conturbada a análise e permite opiniões para todos os gostos. Para o café, assim como para os alimentos com um todo, parece que a queda das cotações deve ser limitada após tanto dinheiro estar sendo injetado no sistema.

Não haverá comentário na próxima semana, voltarei a escrever no dia 18 de abril.

Uma ótima semana santa e uma Páscoa de paz e saúdo a todos,

Rodrigo Costa*

*Rodrigo Corrêa da Costa escreve este relatório sobre café semanalmente como colaborador da Archer Consulting

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário