Mercado de café: "Enquanto a chuva não vem", por Marcelo Fraga Moreira*

Publicado em 11/10/2020 11:06
*Marcelo Fraga Moreira escreve este relatório como colaborador da Archer Consulting.

Essa semana foi mais tranquila porém não sem emoção! A amplitude ficou nos 625 pontos, com a mínima sendo negociada @ 106,20 centavos de dólar por libra-peso na quarta-feira e a máxima na sexta-feira @ 112,45 centavos de dólar por libra-peso fechando a semana com o Dez-20 @ 111,15 centavos de dólar por libra-peso.

Por enquanto o mercado não quer cair, e o Dez-20 não conseguiu romper o importante suporte da média móvel dos 50 dias @ 103,40 centavos de dólar por libra-peso. Na semana o Dez-20 trabalhou abaixo da média móvel dos 14 dias (que fechou a semana @ 109,90 centavos de dólar por libra-peso) e acima do importante suporte da média móvel dos 50 dias (como dito acima).

Agora temos o mercado novamente “congestionado” com suporte importante no Dez-20 nos 109,90 e 103,40 centavos de dólar por libra-peso, e uma resistência “gigante” entre 114.60, 116,40 e 118,90 centavos de dólar por libra-peso (as novas médias móveis dos 200/100 e 50 dias).

Para os que acompanham nosso relatório, os fundos saíram de uma posição vendida em -23.000 lotes a partir do dia 10-15 de julho para posição comprada em mais de 40.000 lotes conseguindo levar o Dez-20 de 102,00 centavos de dólar por libra-peso para 135,00 centavos de dólar por libra-peso. Agora voltaram a vender, vendendo -15.000 lotes nas últimas 3 semanas trazendo o mercado de volta para os 104,50 centavos de dólar por libra-peso! Apesar de terem vendido -6.000 lotes na última semana o mercado respeitou o importante suporte mencionado acima, e os fundos  seguem comprados em +25.000 lotes!

O clima seco segue firme, com algumas regiões da Alta Mogiana, região de Franca, sul de Minas, São Paulo já extremamente preocupadas.

Segundo José Henrique Mendonça, presidente da Fundação do Café da Alta Mogiana e do Sindicato Rural de Franca, em matéria publicada no portal g1.globo.com "Há mais de 20 anos isso não acontecia em nossa região da Alta Mogiana. Vemos isso como um fator que vai prejudicar em muito a safra 2021". E já estimam quebra em pelo menos -40%!

Na mesma matéria, segundo Marcelo Jordão, pesquisador da Fundação Procafé, “o baixo volume de água e as altas temperaturas - que desde 28 de setembro passam dos 35ºC - coincidiram com a florada, período entre os meses de agosto e outubro que marca o início de formação até a maturação dos grãos. Quando a gente tem baixo volume acontece até o abotoamento floral, que são as flores, mas, em consequência dessa falta de água e das altas temperaturas, essa flor seca antes de ter a fecundação plena".

(vejam a matéria completa no link

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2020/10/06/cafeicultores-da-alta-mogiana-esperam-baixa-de-40percent-na-safra-2021-devido-a-estiagem-e-calor.ghtml )

Para a próxima semana existe previsão de chuvas mas será que serão suficientes para reverter esse quadro tão crítico? Qual será o tamanho da redução da próxima safra 21/22 e como irá afetar a safra 22/23? Como ficará o consumo global se os preços subirem para o consumidor final? Vamos ter a segunda onda da pandemia com estabelecimentos comerciais voltando a fechar, reduzindo novamente o consumo? E as eleições americanas daqui a 3 semanas?  Além dos pontos acima, ainda teremos o período do próximo inverno no Brasil. Se vier uma geada, aliada a essa quebra provocada pela estiagem, poderemos ver uma safra 21/22 novamente abaixo dos 60 milhões de sacas e preços explodirem!

Nesse momento de tantas incertezas, com fundos carregando uma posição comprada “relativamente pequena”, nossa recomendação segue sendo muito cuidado, muita cautela. A safra atual já acabou, já foi precificada, produtores seguem entregando seus produtos e todo gargalo logístico está se ajustando. Normalmente ouvimos que “o mercado sobe no boato e cai no fato”. Será que dessa vez “o mercado vai subir no boato e explodir no fato”?

E agora?

Para os vendidos, contra o Dez-20 e mesmo para os vendidos com posição contra o Julho-21, Set-21 protejam-se, mitigando o risco, “comprando um seguro”,  comprando “call spreads” fora do dinheiro”! Por exemplo a “call spread 125-150 no Dez-20”, e a “call spread 130-150/160 no Julho21/Set-21”.

Mercado subindo, “rasgando” aproveitem para ir fixando, garantindo resultados, comprando as proteções “PUT” contra eventual queda do mercado. E, se mercado seguir subindo, aproveitem para ir “rolando pra cima” as “PUTs” compradas! Da mesma forma que o “mercado é dinâmico” as posições também precisam e devem ser ajustadas.

- Como sempre, cuidado com as operações estruturadas, acumuladores, com os “spreads”, as “bocas de jacaré” que serão oferecidas/cobradas pelos “provedores amigos”.

Uma excelente semana a todos!

 

Já estão abertas as inscrições em número limitado para os dois cursos lançados pela Archer Consulting, inteiramente on-line, ao vivo/pré-gravado: um é o Curso Essencial de Futuros em Commodities Agrícolas que vai ocorrer de 23 a 27 de novembro, destinado àqueles que precisam dos conhecimentos essenciais acerca do funcionamento do mercado de commodities; outro é o Curso Avançado de Opções em Commodities Agrícolas, de 30 de novembro a 04 de dezembro. Todos das 17 às 19 horas por meio da plataforma Zoom®, e gravados para posterior revisão. Mais informações no e-mail [email protected]

Marcelo Fraga Moreira*

** “Call” = opção de Compra

** “Put” = opção de Venda

** “Compra Call-Spread” = compra e venda simultânea de 2 Opções de Compra comprando a Opção com preço de exercício  mais baixo vendendo a Opção com preço de exercício mais alto);

** “Venda Call-Spread” = venda e compra simultânea 2 Opções de Compra vendendo a Opção com preço de exercício  mais alto e comprando a Opção com preço de exercício mais baixo);

** “Compra Put-Spread” = compra e venda simultânea 2 Opções de Venda comprando a Opção com preço de exercício  mais alto e vendendo a Opção com preço de exercício mais baixo);

** “Venda Put-Spread” = venda e compra simultânea 2 Opções de Venda vendendo a Opção com preço de exercício  mais alto e comprando a Opção com preço de exercício mais baixo);

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Archer Consulting

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário