AF News: Trigo gaúcho chegando ao final do ciclo e com solo seco

Publicado em 07/10/2016 17:47
No informe semanal da EMATER-RS publicado ontem, vimos alguma preocupação dos técnicos locais com relação ao clima seco, que vem provocando a antecipação da maturação e causando preocupação aos agricultores, uma vez que as lavouras atravessam uma de suas fases mais sensíveis, a do enchimento de grãos. Na visão dos técnicos locais, se persistir esta situação, poderiam ocorrer perdas na produtividade, ainda que caiba a ressalva de que a cultura é bem menos exigente em umidade do que outras (como milho e soja por exemplo), com esta estiagem podendo favorecer a qualidade do grão qualidade.
 
Este cenário poderia ser revisto pelas chuvas previstas para praticamente todo o Estado na semana de 07 a 13/09, com precipitações entre 20 e 80mm nas diferentes regiões, concentrando-se mais no Norte do estado e região das serras, onde se concentra a maior parte das lavouras em fase de início de fase reprodutiva. Ainda segundo a EMATER-RS, as lavouras gaúchas de trigo apresentavam as fases de desenvolvimento vegetativo com 5%, floração com 25%, enchimento de grãos em 56% e início de maturação do grão já com 14%. 

Leia a análise na íntegra no site da AF NEWS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AF News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário