Uma visão holística sobre a produção de alimentos

Publicado em 04/04/2012 16:01 e atualizado em 05/03/2020 19:40
Por Ricardo Tomczyk é vice-presidente da Aprosoja e produtor rural no município de Rondonópolis/MT.

Quando falamos em sustentabilidade, geralmente associamos essa palavra a projetos de preservação ou conservação ambiental, ou mesmo a práticas ecologicamente corretas. Deixamos de lado um aspecto muito importante: a adoção de práticas de gestão comprometidas com o aperfeiçoamento contínuo de processos, de forma a se atingir harmonia entre a atividade produtiva e aspectos como ambiente, comunidades, trabalhadores, consumidores finais e sociedade – entre outros.

A Aprosoja-MT, que reúne e representa os produtores de soja e milho de Mato Grosso, desenvolve desde 2010 uma iniciativa em parceria com a Abiove (Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais) e com a Anec (Associação Nacional de Exportadores de Cereais) que define o caminho da sustentabilidade na produção de soja. O foco desse programa, que chamamos de Soja Plus, é criar instrumentos e ferramentas de gestão que garantam a eficiência da propriedade, ao mesmo tempo em que disseminam entre os produtores rurais uma cultura de melhoria contínua nos processos.

Cinco linhas temáticas foram definidas para nortear nosso trabalho: qualidade de vida no trabalho, viabilidade financeira e econômica, boas práticas de produção, qualidade do produto e responsabilidade social. Neste ano de 2012, nossa meta é centralizar as atividades do Soja Plus em torno da busca pela qualidade de vida no ambiente de trabalho.

O grande destaque será a análise, o entendimento e a execução da legislação trabalhista – um trabalho que começou em 2011 e continua neste ano, tendo por base ações de qualificação e orientação ao produtor. Além de cursos, treinamentos e muito intercâmbio de conteúdos, realizamos uma série de eventos técnicos que visam ampliar a disseminação das informações.

Nosso objetivo é identificar propriedades modelo na gestão rural, que possam servir de inspiração e guia para todos que queiram aperfeiçoar práticas e adotar processos de excelência. Essa abordagem de “como fazer” é extremamente produtiva e dá resultados. A partir de exemplos, de práticas in loco, conseguimos mostrar que a melhoria de processos é possível e viável. Mais de uma centena de produtores já aderiu ao programa, que é gratuito e aberto a todos os interessados. 

Trata-se de uma visão holística. É olhar para a atividade de produção de alimentos como um negócio que mantém conexões com diversos aspectos – do consumidor final ao trabalhador da fazenda, passando pela comunidade e pelo ambiente em que está inserida a propriedade. Desse olhar, é identificar oportunidades de melhoria e superação de dificuldades para se atingir níveis ótimos de eficiência, qualidade nos produtos, satisfação dos envolvidos e solidez nos resultados.

Na base do entendimento de “sustentabilidade” como um processo que inclui a eficiência do negócio e a adoção de práticas de gestão que equilibram a produção de alimentos com o ambiente, as comunidades, os trabalhadores e a sociedade envolvidos, podemos dizer que com o programa Soja Plus estamos construindo hoje o caminho para a agricultura do futuro.

Nesse norte, pautados pelos esforços que os produtores vêm demonstrando na busca da excelência, torna-se necessária e natural, como um corolário, que os demais elos da cadeia também se envolvam nessa busca, agora através de atitudes. Fica lançado o desafio aos nossos parceiros, Abiove e Anec, para que assuntos polêmicos, para não dizermos traumáticos, como a classificação de grãos e a rigidez dos contratos sejam encarados pela ótica da sustentabilidade, buscando a transparência, o debate e a  adequação que o tema exige.

Avanços são necessários, o progresso é fundamental, mas o seu alcance depende de iniciativas. A Aprosoja deu o primeiro passo. Vamos nessa?

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ricardo Tomczyk
Fonte:
Aprosoja MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS

    Excelente Artigo. Melhor ainda é o trabalho que a APROSOJA/MT está fazendo pela Agricultura do Mato Grosso e do Brasil. Oxalá essa articulação exemplar venha a contagiar outras Entidades Regionais do Agro, principalmente aqui no Rio Grande do Sul onde há anos somos liderados pela Vanguarda do Atraso. A Agricultura do Mato Grosso evoluiu muito num curtíssimo espaço de tempo, dando um show em termos de capacidade de gestão nos demais Estados. Parabéns pelo Ótimo Trabalho e Sigam Firmes nessa Direção.

    0