Missão Mulheres do Agronegócio: As impressões políticas do tour 2017, por Andrea Cordeiro

Publicado em 24/08/2017 14:35

Um pequeno texto com viés econômico e político com impressões pessoais após diversas conversas com locais produtores ou não: todos estão descontentes com economia atual. Democratas criticam o ritmo dos trabalhos e decisões adotadas pelos republicanos e republicanos culpam o que eles chamam de legado Obama (aumento do desemprego na classe média, aumento de impostos inflação e corrupção). O fato é que os estados estão endividados e alguns deles como Illinois praticamente "quebrados".

Fiquei chocada ao escutar isso por 2 vezes durante a viagem. Esse importante estado não para de aumentar impostos, mas enquanto Illinois aumenta, NY baixa para atrair as indústrias e Wisconsin e Michigan para atrair moradores e aquecer a economia local. Muitas pessoas têm saído de grandes cidades como Chicago e passam a morar na divisa de estados vizinhos para fugir dessas taxas crescentes.

No geral a população presencia o aumento do desemprego, a migração de status da classe média para a classe pobre. A perda de renda é fato e a inadimplência cresce. Hoje muitas indústrias deixam o estado e outras deixam o país. 

Politicamente os republicanos dizem que tentam resgatar essas indústrias que se foram, mas que para reverter a curva serão necessários mais que 8 anos de trabalho atuante. O calcanhar de Aquiles de Trump é o apoio das 2 casas do Congresso. Ele não conta com isso e não consegue colocar em prática muitas das medidas que foram meta de campanha. (A Saúde é um exemplo clássico. Se o serviço já está ruim com o Obama care, imagine sem ele).

A divergência de opiniões entre os 2 partidos é gritante. Eles têm pensamentos antagônicos o que torna qualquer discussão acalorada. Muito se fala aqui nos últimos dias sobre a saúde mental de Trump. Vide hoje o Usa today. O fato é que eu me deparei com um país fragilizado, preocupado e aparentemente "perdido" política e economicamente e isso de certa maneira confirma os pensamentos que circulam mundo afora.

Os EUA podem ter saído dos trilhos e outras grandes potências podem em breve surgir como referência! Final da viagem eu terei mais subsídios para concluir esse pensamento! Desejo a todos uma excelente quinta feira! Andrea Cordeiro

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Andrea Sousa Cordeiro
Fonte:
Labhoro Corretora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário