Fragilidade, Mercado Internacional, Especulação, mas onde fica o Café?, por Fernando Barbosa

Publicado em 13/03/2020 10:29
Fernando Barbosa Cafeicultor São Pedro da União - MG

Nos últimos dias a notícia mais falada em todas as mídias têm sido o Corona vírus. Com sua capacidade de infectar pessoas, este provou seu poder ao contagiar pessoas em mais de 109 países e causar a morte centenas de pessoas em questão dias. 

Contextos como este trazem consigo não apenas medo, mas série de outros sintomas sociais, muitas vezes indesejados. Desde humor negro que pode não ser adequado, como por exemplo falar que é um ótimo momento de se viajar para a Itália por conta dos preços das passagens aéreas para um italiano que mora do Brasil e que angustiado assiste de longe a morte de seus compatriotas. Até a especulação comercial de empresas que aumentaram o preço de produtos como álcool em gel, máscaras, entre outros itens de saúde por conta da alta da procura. 

Na busca por proteção, países tem tomado decisões consideradas muitas vezes duras e/ou excessivas, mas que buscam proteger seus cidadãos. Entre estão fechar, ou cancelar, proibir que pessoas de outros países venham para o seu. Escolas estão cancelando aulas buscando a redução do contato de seus alunos na esperança de diminuir assim a velocidade de transmissão.
Mas quais são estas consequências para o café? 
Quaisquer tipos de predições sobre o futuro são imprecisos, é como se diz o ditado “o futuro a Deus pertence”. Mas a questão é que mesmo no caos existe pode observar a existência de oportunidades. E oportunidades naturais geradas pela oferta e demanda causada pelo cenário – não gerada de maneira forçada pela especulação de produtos – que é o caso do cenário.

Dentro deste cenário é possível imaginar que possa acontecer atrasos na logística e outros pontos de não conformidade na cadeia produtiva do café, enquanto bebida, que pode funcionar como um agente do aumento de preço para a saca comercializada pelos cafeicultores. 
Apesar do cenário nebuloso e complicado, pode haver oportunidades para os cafeicultores, mas ainda resta uma outra pergunta; como andam os estoques de café? 

Como pode ser observado não é tão simples assim fazer predições sobre o futuro, principalmente em contextos atípicos como o gerado pelo corona vírus. O fato é que oportunidades existem e sempre existiram para os que estejam mais preparados.

Fernando Barbosa 
Cafeicultor São Pedro da União - MG
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fernando Barbosa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário