A pandemia de coronavírus em Passo Fundo, por Rodinei Candeia

Publicado em 06/05/2020 11:18

 

Considerando o impacto causado pela pandemia do COVID-19, percebi que havia escassez na clareza dos dados de minha cidade, Passo Fundo - RS, que permitissem entender o estágio local da doença e a sua real dimensão. Com o aumento significante do número de casos no mês de abril, tal problema se fez mais preocupante.

A partir dos boletins epidemiológicos publicados pelo município de Passo Fundo em seu site, planilhei os números dos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, dos novos casos diários, dos casos pendentes do resultado de análise laboratorial, da quantidade de leitos hospitalares ocupados em função da pandemia e das mortes ocorridas. Fiz então uma linha do tempo desses dados, começando a partir de 26 de março, quando surgiu o primeiro caso, e realizei uma estimativa de contaminação futura da população, calculei a letalidade no município e projetei a evolução desses dados até o dia 15 de maio.

Para o desenvolvimento deste estudo, me baseei em informações da Secretaria de Saúde do Estado, da John Hopkins University, do Portal da Transparência da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais e das pesquisas realizadas no Estado e no Município pela Universidade Federal de Pelotas, além de outros materiais citados neste trabalho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Rodinei Candeia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário