Como Rio Verde/GO pode se transformar em um novo ecossistema de agtechs?, por Nathália Secco

Publicado em 13/05/2020 09:14

O mundo é digital. Basta olharmos à volta e nos questionarmos como eram as coisas há 15 anos e as mudanças desde então. As idas às bancas para, de fato, comprar jornal eram diárias e hoje foram substituídas por uma rápida busca em sites de notícias, conversas com amigos e parentes antes feitas exclusivamente por telefone agora contam com o auxílio de aplicativos de smartphones, enfim, a lista é longa e as diferenças em relação aos dias atuais também.

Imagino que você deva estar se questionando: mas, o que isso tem a ver com agricultura? E a resposta é bem mais simples do que parece! O setor, um dos mais tradicionais, sem dúvidas, é um dos que mais tem se reinventado ao longo dos anos, com o surgimento de novas tecnologias para auxiliar os produtores. De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), cerca de 70% do território nacional já conta com startups voltadas para o mercado agrícola - as Agtechs.

Outro dado relevante é que mais de 40% dessas iniciativas são responsáveis pela implementação do sistema IoT (Internet das Coisas), com o desenvolvimento de drones, sensores e softwares para as lavouras. Apesar dos números animadores, um levantamento da Abstartups mostra que a inovação ainda está em fase embrionária no centro-oeste brasileiro, onde que 79% das startups locais ainda não receberam incentivos externos para alavancar seus negócios.

Mesmo diante desse cenário, representando apenas 0,4% das startups do Estado de Goiás e um acesso limitado à agricultura digital, Rio Verde já possui o segundo maior PIB agropecuário do País. Sendo assim, a implementação de agtechs no município pode um importante passo para impulsionar ainda mais este mercado, podendo auxiliar produtores locais a usarem a tecnologia para uma colheita mais assertiva e sustentável.

Um bom exemplo disso é o uso do Big Data e da Inteligência Artificial para a coleta de dados e análise de informações sem a interação humana, dentre elas a identificação de possíveis pragas nas lavouras, e previsões meteorológicas. Além disso, algumas tecnologias neste sentido também podem ajudar no melhor aproveitamento dos insumos e mais eficiência da gestão hídrica, reduzindo muito os custos com compra de insumos e tornando a irrigação no agronegócio mais eficiente e sustentável, por exemplo.

A boa notícia é que em 2019 Rio Verde ganhou o seu primeiro centro de inovação voltado exclusivamente para o agronegócio. A iniciativa chegou para auxiliar empreendedores com investimentos e capacitação e os conectando de forma efetiva com seu público-alvo: os produtores. E as perspectivas são as melhores para os próximos anos.

Unindo a tradição e os benefícios de uma região que movimentou mais de US$ 21 bilhões neste primeiro trimestre ao uso de tecnologias mais sustentáveis e assertivas, vejo que Rio Verde tem de tudo para se tornar o mais novo ecossistema de agtechs do Brasil, que vem para revolucionar o mercado e trazer a agricultura do futuro para o presente!

*Nathália Secco é fundadora e CEO da Orchestra Innovation Center, novo polo de inovação de Rio Verde, em Goiás
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Nathália Secco

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário