A Indústria no Brasil, por Implemar Peças

Publicado em 25/05/2020 13:19 e atualizado em 03/09/2020 12:56
Curiosamente dia 25 de maio é o dia da Indústria no Brasil

Historicamente enquanto o Brasil foi colônia não tivemos desenvolvimento industrial, pois havia a proibição da metrópole para o estabelecimento de fábricas.

Foi somente no final do XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Esse desenvolvimento partiu dos cafeicultores que investiam seus lucros em indústrias.

Essas indústrias inicialmente eram de tecidos e os trabalhadores eram imigrantes.

Ademais, foi no governo de Getúlio Vargas que a indústria Brasileira ganhou impulso. Efetivando as indústrias nacionais para evitar dependência exterior com a aplicação de leis e regulamentações do mercado do trabalho.

Igualmente no governo de Juscelino Kubitschek, o desenvolvimento industrial ganhou novos rumos, abrindo a economia para o mercado exterior atraindo indústrias multinacionais, principalmente montadoras de veículos.

Posteriormente nas décadas de 70,80,90 a industrialização continuou a crescer, produzindo diversos produtos como, automóveis, máquinas, roupas, aviões, equipamentos e outros.

Eventualmente a atividade industrial no país é muito concentrada na região sudeste, principalmente em São Paulo.

Inegavelmente na região Sul a industrialização tem muito a ver com a produção agrária. A Implemar é um exemplo disso, sendo uma indústria voltada para peças agrícolas para Pulverizadores.

Analogamente a implantação de uma indústria modifica a cultura e o espaço geográfico. No entanto, em 2019 a indústria apresentou uma queda de 1,2% (Segundo o IBGE). Dos 26 setores, 16 setores caíram. Essa queda gera uma pausa no otimismo sobre a economia do país.

Segundo especialistas, o Brasil ainda não possuí preparo para a assimilação do novo paradigma tecnológico, chamado de indústria 4.0, além da falta de reorganização do Estado para organizar o projeto industrialista que está esgotado desde 1970.

Soma-se a isso ainda, a desestruturação de mecanismos de proteção à indústria nacional causado pelo governo.

Por fim, para 2020, espera-se que haja sim grandes inovações tecnológicas com foco no meio ambiente.

De acordo com a Forbes, a AIoT (Inteligência Artificial das Coisas) será algo que as indústrias buscarão incluir cada vez mais em suas produções, por oferecer economia de gastos e ampliação da produtividade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Implemar Peças

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário