Compra de crédito pelo FED, por Roberto Dumas Damas e Daniel Miraglia

Publicado em 16/06/2020 15:23

O press release desta segunda-feira (15) é, em grande parte, OLD NEWS. Só esclareceu corte de ratings, máximo de compras etc que basicamente já tinha dito em março. Deu um spike nos algos pois como eu vinha dizendo, esse é o ponto mais crítico para os mercados e foi esse ponto que catalisou o selloff após discurso do Powell na semana passada. Se você juntar o que foi dito em março com o discurso do Powell da semana passada, NÃO VEMOS NADA de muito novo. 

Principais pontos do press release desta segunda-feira:

1. Limite 10% por emissor. 
2. Data de corte do rating é 23 de março. 
3. Só compra o que era IG antes desta data. 
4. Só empresas americanas e com maioria dos funcionários nos EUA. Terá que esclarecer.
5. Duration máximo de 5 anos dos bonds. 
6. Não compra ETF se estiver acima do Instrinsic value. Terá que esclarecer.

O que segue sendo válido e não está esclarecido:

1. FED nao pode por lei ser holder de equity, ter participação societária em empresas e entrar em debt to equity swap. 
2. Bonds que por ventura forem a default, como será a atuação do fed dado que em geral isso ocasiona debt to equity swap?
3. O FED tem a capacidade técnica, jurídica e pode ser um veículo de renegociação e reestruturação de dívida no que pode em potencial ser um número enorme de empresas? No discurso da semana passada o Powell disse claramente que não.
4. Caso mercado abra uma margem ainda maior (já está bem grande) entre preço dos créditos vs probabilidade de default (PD), os bancos continuarão reduzindo seus livros e desovando créditos no mercado e depois no FED? Isso já está ocorrendo
5. Se o item 4 continua e até acelera na hora que FED efetivamente começar a comprar créditos “fora do preço”, FED será obrigado a tornar esse um programa permanente e ilimitado até ter comprado “todo mercado de crédito”? 
6. No cenário em que 5 ocorre, voltamos com ainda mais força nas questões 2 e 3, além do fato de que claramente, uma política destas fará cair muito fortemente a produtividade estrutural da economia americana. Como aliás ocorreu no Japão e na Europa. 

Powell ira ser interrogado pela câmara amanhã as 10hs e pelo senado na quarta às 12hs. É provável que esse tema seja bastante abordado e minha sensação é que ele não irá fugir muito do que disse na semana passada. 

Esse assunto continua sendo, na minha visão, o principal assunto para o price action. 

Vamos acompanhar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Roberto Dumas e Daniel Miraglia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário