Rio Grande do Sul: Agronegócio e sua força na produção de Soja e Tabaco, por Implemar Peças

Publicado em 20/08/2020 15:25 e atualizado em 03/09/2020 12:53

Rio Grande do Sul ocupa espaço estratégico dentro do agronegócio Brasileiro, principalmente com produções agrícolas e a exportação de soja, fumo e arroz. Em questão de plantio os destaques são a soja, o milho e o trigo no Planalto Médio, nas Missões e no Alto Uruguai; o arroz na Campanha e no Sul; o fumo no Vale do Rio Pardo; a maçã nos Campos de Cima da Serra; e a uva na Serra.

produção rs

Da mesma forma o estado do Rio Grande do Sul é líder no plantio de fumo no Brasil, dentre 20 produtos do território nacional, 12 são do RS, a cidade que se destaca é Santa Cruz do sul conhecida como a capital do fumo.

fumo

No entanto, a produção de soja também é destaque, sendo uma das regiões que mais produz soja no país, perdendo apenas para a região centro-oeste.

desenho de milho, trigo e soja

Diante disso, o Rio Grande do sul possui cerca de 37% de seu território com plantio de lavouras. Além de que, o PIB no Rio Grande do sul referente ao agronegócio corresponde em torno de 29,5% do estado e 19,5% no Brasil.

Levando em consideração que o estado ocupa-se também de atividades como produção de adubos, fertilizantes,  defensivos e de máquinas agrícolas que supera a demanda do próprio estado, onde o excedente é vendido para o resto do brasil e também ao mundo.

Por fim, a região Sul juntamente com o Rio Grande do Sul tem uma grande representatividade no agronegócio como um todo.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Implemar Peças

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário