Recarbonização dos solos globais, manejo adequado do solo, porque mitigar é preciso!, por Elaine da Silva

Publicado em 03/09/2020 08:47 e atualizado em 14/09/2020 10:12
Elaine da Silva é profissional Jr. em Economia, Assistente, Planejamento e Controle, Assistente Ambiental Jr. no agronegócio, cargos similares e/ou afins.

solos1

Créditos: https://www.fao.org/resources/infographics/infographics-details/en/c/284478/; https://br.pinterest.com/pin/261208847113988985/; https://socratic.org/questions/59f11f8d7c014969b2223e56

“Enfrentando os desafios globais: Agora, mais do que nunca, países e regiões de todo o mundo precisam assumir compromissos MAIS urgentes e tomar ações concretas em diferentes níveis para combater o aquecimento global e todos os riscos associados ao bem-estar humano e ao meio-ambiente. É uma corrida contra o tempo e o solo é o nosso aliado” FAO/EMBRAPA – 08/2020

Falar de solo é tão atual como falar de reflorestamento – Código Florestal – Lei 12.651/12 – Plano de Vegetação, e por consequência o assunto afeta as florestas nativas e nascentes. Lembro que solo x água x florestas são indissociáveis e são Economia Ambiental. A partir do momento que se aplica a Administração Sistêmica, já que a Propriedade Rural é um laboratório ao céu aberto, e com execução das técnicas alcançaremos a recuperação que é para ampliação/reequilíbrio dos seviços ecossistêmicos para um agro perene, ou seja, conservação do solo e da água, já que as florestas são produtoras de água!

Também porque Solo x Água x Florestas criam e recriam os Serviços Ecossistêmicos, uma vez protegido o solo será significativa a vida microbiana para produção agrícola, cito alguns dos Serviços Ambientais, como por exemplo.: o meio ambiente é o maior transformador de energia solar, o solo armazena carbono acima e abaixo, no solo se purifica água e através do solo – por percolação – às águas chegam no lençol freático, regulação do microclima, regulação parcial das chuvas, a matéria orgânica acima e abaixo do solo é transformação constante através dos microorganismos e devido a isso ocorrem ciclos de minerais e nutrientes no solo – é a vida microbiana -, e especificamente num solo saudável não ocorrerá erosão pelo trato adequado no manejo, e são várias as técnicas, cito duas técnicas que tem adesão crescente há mais de uma década são: Sistema ILPF e SAF’s, só para citar, e porque mitigar carbono é imprescindível para o bem da humanidade, do meio ambiente e dos negócios perenes! E com a adoção de técnicas de irrigação tanto melhor no manejo adequado da água.

solo2

Créditos: FAO/EMBRAPA

Observemos a imagem, e questionamentos sobre o assunto temos na LIVE - Diálogos para Conservação do Solo e da Água – em que o Dr. Eduardo Mansur da FAO, em Roma-Itália, detalha os itens apontados sobre e o que vem a ser recarbonização do solo, também, temos importantes participações de Profissionais do Brasil.

Os estudos sobre “RECSOIL” apresentam o aumento cada vez maior, e destaca o Dr. Eduardo Mansur que o meio ambiente é a nova marca na Europa: “GREEN”, que parece ter entrado definitivamente nas pautas das Empresas, da Sociedade e dos Governos dos Países Desenvolvidos, e que, sem dúvida, refletem nos países de nível Econômico como o Brasil, e cabe ressaltar que as Empresas Brasileiras atendem os requisitos exigidos para obter Certificações, mais estamos numa luta muda, para permanecer nos mercados internacionais, isso por causa dos inimigos do Brasil, devido as destruições sem cessar de vegetação e os incêndios, esses inimigos estão contra o Brasil, mais no Congresso ABAG-Associação do Agronegócio, muitos representantes do Agro de alta qualidade em produção e exportação indicaram que vão se movimentar para permanecer dentro dos requisitos dos mercados green, e estão prontos para receber os investidores!

E, na Agricultura, Economia é o Solo, Economia é a Água, Economia são as Florestas, logo, não resta dúvida, que dentro do nosso país e no exterior, existem muitas pessoas realmente dando importância ao meio ambiente do Brasil.

Uma das várias e graves situações são as áreas degradadas, o mal manejo do solo que libera carbono e podemos recuperar com floresta, no pasto recuperar com gramíneas e folhas para alimentar o gado – o boi verde -, o pasto degradado se transformar em um grande negócio como frutíferas, e muito mais.

E, dentre técnicas aplicadas para conhecer o solo, cito a AGROPRO, “Com os constantes problemas ocasionados pelo revolvimento do solo através da aração e gradagem, se fez necessário a utilização de métodos que agridam menos o solo”, acesse: Estratégia para decomposição do solo: https://blog.agropro.com.br/por-que-os-agregados-do-solo-sao-a-chave-para-a-agricultura-sustentavel/

Bom, é importante separar um tempo para mais uma bárbara LIVE, os profissionais trazem muita informação sobre solo, pesquisas recentes e soluções, acesse:  Diálogos para Conservação do Solo e da Água - Combate à erosão – (alias nessa pandemia estamos sendo presenteados com lives de muitos profissionais do Brasil e do Exterior).

solo3

Acesse neste link: https://www.youtube.com/watch?v=YQI8Jnrs4Io

Como vimos no vídeo, os Profissionais que tiverem as competências para solo e água podem contribuir: PlanoSoloÁguaBr, PARTICIPE!

E, dos vários assuntos novos sobre solo, é a bioanálise um deles, e que todos os produtores rurais devem fazer e transformar o solo da propriedade, assim como já faziam a análise do solo (de baixo custo), e quanto a Bioanálise é retomar a vida biológica e Dra Ieda da Embapa Bioanálise explana sobre o assunto (https://www.youtube.com/watch?v=W1g5VyK0soY) que promove a qualidade do solo, exponencialmente aumentando a vida microbiana, porque o solo, água e florestas são fornecedores principais para atividades agrosilvopastoris de sucesso!

Pode ler um pouco sobre analise do solo no BLOG da AEGRO: https://blog.aegro.com.br/interpretacao-de-analise-de-solo/

E, finalizando um pouco mais de informações, e você leu?

O que é a iniciativa 4 por 1.000 (o navegador apresenta tradutor para português): https://www.4p1000.org/es

Relatório da EMBRAPA SOLO 2019: https://www.embrapa.br/documents/1355219/13945565/Relat%C3%B3rio+Anual+2019+-+Embrapa+Solos/b2a4847b-6c9e-ead2-4dec-441d7739e2c9

Slides da FAO: https://www.slideshare.net/FAOoftheUN/report-on-the-preparation-of-the-global-soil-organic-carbon-map-gsocmap-yusuf-yigini-gsp-secretariat

Logo, Desenvolvimento Sustentável e Economia Perenes significa: Bioeconomia, Economia Inteligente, Economia Verde, Economia Ambiental, Economia Circular para um agronegócio perene! Porque o agronegócio está atrelada a agroindústria.

Então, o reflorestamento é para a produção de água, para irrigação, para segurança alimentar, para sustentabilidade das vastas cadeias produtivas do agronegócio, e não podemos matar as galinhas dos ovos de ouro que são o agro e o meio ambiente, o agro precisa de água e por isso reflorestamento é agro perene!

Porque o Agronegócio é história de sucesso de muitas histórias de sucesso! É agrofamília, é agrosucesso para a economia do Brasil! 

Elaine da Silva é profissional Jr. em Economia, Assistente, Planejamento e Controle, Assistente Ambiental Jr. no agronegócio, cargos similares e/ou afins.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Elaine da Silva

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário