Artigo: Influência de fatores emocionais gerados pela pandemia sobre a comercialização pecuária

Publicado em 23/09/2020 09:29

Shirley Martins Menezes

Mestra e Pesquisadora do Cepea

 

Mais do que efeitos econômicos diretos, a pandemia tem gerado uma série de consequências emocionais para a população global. Além do pânico ligado ao medo de adoecer, também a depressão, ansiedade, insegurança, tensão, preocupação, o stress, o tédio pelo isolamento social, a raiva, a desesperança e medos diversificados. Enfim, uma gama de problemas – em menor ou maior nível – acomete pessoas de culturas e classes sociais distintas.

Estudos como os da área de neurociências – que avaliam a conexão entre emoções, pensamentos e sentimentos e os comportamentos adotados pelo ser humano, seja de forma voluntária ou involuntária – abrem espaço para reflexões sobre como os impactos emocionais trazidos por um cenário de pandemia podem ser percebidos na comercialização de um determinado produto.

Quando ponderamos que quem está à frente dos negócios também é um ser humano, uma pessoa que, como todas as outras, tem suas decisões em alguma medida influenciadas diretamente por emoções e sentimentos, temos que a força psicológica do momento de crise pandêmica pode mostrar-se tão relevante como outros quesitos técnicos para a definição de um determinado mercado.

A conversa de membros do Cepea com pecuaristas de bovinos no período de intensificação da pandemia de covid-19 no Brasil aponta percepções bem distintas entre agentes que tomam decisões sobre a comercialização de animais para reposição e para abate.

Parte das respostas obtidas mostra que pecuaristas estiveram, de fato, sensíveis ao cenário sanitário global, o que resultou em certo recuo na compra e venda de animais. Nesses casos, também foram citados como agravantes do receio de compradores e vendedores os problemas operacionais, como a questão logística prejudicada e o cancelamento dos leilões presenciais.

Agentes com idade mais avançada, considerados como pertencentes ao grupo de risco, estiveram mais cautelosos e relativamente recuados para a realização de negócios, dentre outros fatores, pelo receio do contágio no momento de contato humano – durante o embarque dos animais nas fazendas ou em visita a outros agentes.

O medo de que houvesse diminuição da demanda por carne em função da queda na renda da população brasileira, por sua vez, levou certos pecuaristas a negociar seus animais de maneira mais ativa, promovendo aumentos pontuais da oferta e pressionando os valores de alguns lotes. O receio de que o fornecimento de insumos para produção animal fosse prejudicado também foi citado por pecuaristas. Nesse caso, alguns agentes relataram insegurança no planejamento de compra e venda.

Opiniões individuais inversas também foram coletadas. Alguns agentes relataram não perceber impacto algum das questões emocionais negativas, direta ou indiretamente associadas à questão pandêmica, sobre a comercialização de animais.

Tem-se que o atual período de baixa oferta (decorrente do aumento do abate de fêmeas e da menor oferta de bezerros) e de demanda internacional por carne aquecida, sobretudo da China, não somente tem amenizado qualquer impacto emocional negativo, como também tem sido responsável por gerar certa euforia à ponta produtora vendedora, diante do aumento de preços registrado no segundo semestre de 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Shirley Martins Menezes
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário