O Bom Problema: Choque na Oferta! Por Marcos Fava Neves

Publicado em 27/10/2020 08:33

Os preços dos produtos alimentares têm subido pelo desequilíbrio do consumo no mercado interno advindo da pandemia (voucher) e principalmente pelas exportações puxadas pela demanda mundial (asiática principalmente) e por um câmbio surreal. É um problema passageiro, e é um bom problema. Por que é um bom problema? Necessitamos de choque de oferta, e isto significa investimentos, crescimento e criação de oportunidades às pessoas. Nesta safra plantar 70 milhões de hectares e torcer pelo clima, seguir com os investimentos. Passaremos por um período de desajustes a depender do ciclo dos produtos, mas a oferta vindo, volta ao normal e em outra dimensão. O problema principal (risco) é o investimento para o choque de oferta ser feito a este câmbio, e quando a produção vier, naturalmente derrubará os preços pelo volume, somado ao efeito da valorização do câmbio e o fim dos vouchers, portanto há riscos no investimento para o choque de oferta. Mas é o que temos que fazer e isto criará oportunidades às pessoas! Bom dia a todos!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Prof. Dr. Marcos Fava Neves

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    Oportuno comentario de Marcos Fava, porem a solucao, mais investimentos, mais producao, se transforma em problema quando é sabido por todos que muita producao automaticamente derruba os precos, num pais sem seguranca juridica/stf, custos trabalhistas absurdos, comparados com paises modernos, impostos altissimos, isso tudo freia investimentos, que ficam a espera de melhores condicoes. Temos tudo pra seguir-mos os passos da argentina, la com os peronistas, aqui com o judiciario, politicos ultrapassados, esquerda, leis trabalhistas, etc.

    1