Agricultura coletiva como diretriz conservacionista para bacias hidrográficas, por Afonso Peche Filho

Publicado em 05/01/2021 14:48
Afonso Peche Filho é Pesquisador Cientifico do Instituto Agronômico de Campinas

Não podemos deixar de admitir que entramos no século 21 com uma boa dose de evolução tecnológica aplicada na agricultura. Para muitos, a agricultura tecnológica é “tudo”, progresso, lucro, desenvolvimento e infinitas oportunidades de “negócios”. Mas também temos de admitir que estamos construindo cidades e municípios que caminham para uma crise hídrica sem precedentes. O colapso hídrico não é “causa”, mas sim, manifestação de um impasse no modelo tecnicista da ocupação e uso do território municipal.

Todo modelo de ocupação e uso das terras trata do modo de “ocupar” individualmente a propriedade e “usar” as terras de acordo com a sua aptidão agrícola focada na capacidade produtiva de determinadas espécies de alimentos, fibras ou combustíveis. Este modelo de “agricultura moderna” traz a certeza de um necessário olhar para os “rumos” do desenvolvimento agrícola. O conceito de produtivismo está em curso, pouca coisa pode mudar seu rumo, mas reflexão é necessária. Na agricultura conservacionista a bacia hidrográfica, representa o território imediato depois da propriedade e também um senso comum para ações coletivas eficazes na revitalização das funcionalidades ecossistêmicas do território. Toda bacia hidrográfica tem que produzir mais água com mais qualidade ambiental. O planejamento de ocupação e uso para uma “agricultura conservacionista coletiva” tem contar com agricultor focado em “agricultar” todo o processo. Entender que sua propriedade paz parte de um todo bem maior que é a bacia hidrográfica. Que suas decisões refletem no todo. E que as responsabilidades dos “povos da bacia hidrográfica” é muito mais do que ocupar e usar o solo para fins agrícolas. A figura abaixo traz uma reflexão sobre o assunto. 

Agricultura coletiva e bacias hidrográficas - Afonso Peche

Acompanhe os comentários em sua página no Linkedin e interaja também junto com o professor Afonso Peche pelo link abaixo:

>> https://www.linkedin.com/pulse/agricultura-coletiva-como-diretriz-conservacionista-para-peche-filho/?fbclid=IwAR17_7nx8IYN2KMb2ppCrEwDrPJPIZ

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Afonso Peche Filho

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário