"Prosa sobre tecnologia da informação dentro da porteira", por Marco Antonio Alves

Publicado em 01/02/2021 15:42 e atualizado em 03/02/2021 14:58
Marco Antonio de Almeida Alves, apaixonado por tecnologia da informação, agronegócio, empreendedorismo e ajudar as pessoas.

O produtor é apaixonado pelo campo. Ao olhar sua fazenda, vendo a semente brotar e crescer, isso mexe lá no profundo da sua alma de homem do campo.

Investe no melhor maquinário, nos melhores insumos, contrata agrônomos, olha para os céus na expectativa que venha a tão necessária chuva. E tudo isso (e muito mais) para que tenha a melhor colheita possível.

Mas o produto agropecuário será comercializado, seja ele animal ou vegetal. E, nesse momento o produtor estará negociando com gente grande, como as tradings e as indústrias.

Esses compradores têm no seu time economistas formados nas melhores universidades do Brasil e até do mundo. São profissionais com mestrado, doutorado, pós doutorado.

Além disso, também têm acesso aos melhores sistemas de gestão e análise que o dinheiro pode comprar.

O que quero dizer é que todo o investimento que você produtor faz, é para que tenha a melhor produtividade possível, aumentando o volume da colheita, e assim vender uma maior quantidade. Isso fará com que haja um maior volume de dinheiro entrando no seu bolso.

Mas, no outro lado da moeda, quando você for vender, estará negociando com os grandes.

O que fazer então?

Está na hora de você produtor, ao pensar em tecnologia, não pensar apenas em máquinas, ou insumos, ou sementes. Você precisa começar a pensar em TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. E você não pode deixar isso para depois. Tem que ser agora.

E por quê? Porque você está perdendo dinheiro. Muito dinheiro. Dependendo do tamanho da sua fazenda, mais que o preço de uma colheitadeira.

A tecnologia da informação é capaz de reverter esse quadro.

O objetivo deste artigo é apenas aguçar sua curiosidade. Despertar você para esta realidade: a real e inadiável necessidade de investir em tecnogia da informação.

Mas, vou dar um simples exemplo, um aperitivo: Você sabia que a tecnologia da informação pode ajudar você a aumentar a sua margem? Ou seja, aumentar o seu lucro?

Pois é, ela pode. E pode muito mais.

Nos próximos artigos irei escrever sobre como a tecnologia da informação pode ajudar você.

Até a próxima.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Marco Antônio Almeida

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário