Como a irrigação pode aumentar a produtividade?

Publicado em 24/06/2021 13:40

É senso comum que a água é um dos recursos fundamentais para que as produções agrícolas sejam mais abundantes. Entretanto, alguns erros impedirão o aproveitamento da água e trarão prejuízos. Para que a irrigação seja feita de forma adequada, é necessário equipamentos de qualidade que assegurem que cada espaço da lavoura receba os volumes ideais de água. Dessa forma, a produtividade será maior, gerando produtos com mais qualidade e saudáveis.

Isso é o que Josué Walterood, produtor de cenouras em Irecê (BA), observou em suas lavouras. Para que pudesse aumentar a produção sem aumentar a área plantada de 4.225 m², Walterood decidiu mudar o sistema de irrigação. “A ocorrência de volumes inconstantes de água de outros sistemas acabava prejudicando o desenvolvimento das sementes”, explica.

Para solucionar o problema, as cenouras passaram a ser irrigadas com mangueiras da Santeno, empresa do grupo Nortène. “Elas oferecem uma molhação mais eficiente e uniforme, o que contribui para uma melhor performance da planta e, consequentemente, para uma elevada qualidade do produto final”, destaca o produtor.

As mangueiras Santeno proporcionam irrigação por microaspersão localizada, uma técnica inteligente e sustentável, pois economiza água, reduz o tempo de irrigação, e evita movimentação da semente no solo. Segundo Walterood, em comparação com os microaspersores convencionais, foi possível observar que as mangueiras Santeno tiveram 90% de eficiência na distribuição de água e 50% menor tempo de irrigação.

O engenheiro florestal Felipe Alencar também adotou as mangueiras Santeno na produção de alimentos da Chácara Sinergia, que cultiva grande variedade de produtos. E os resultados positivos foram observados muito rapidamente. “Com a utilização da mangueira Santeno, intensificamos a produção de forma natural, sem defensivos agrícolas ou adubos químicos, gerando produtos de altíssima qualidade”, explica Alencar.

Na Chácara Sinergia, hortaliças, tubérculos, frutas, entre outros produtos são cultivados pelos Sistemas Agroflorestais Agroecológicos, com canteiros de 1 m de largura e distância de 0,5 m entre um canteiro e outro. O Sistema acomodou perfeitamente as mangueiras Santeno. “Essas soluções ficam perfeitamente posicionadas e cada linha de irrigação atinge dois canteiros. O manejo é fácil, além de ser possível utilizar o sistema de irrigação com uma bomba de água de baixa potência”, diz o engenheiro.

Localizada em Sinop (MT), a propriedade exige um cuidado maior com a irrigação do solo devido aos períodos de longas secas e baixa umidade relativa do ar. “Com as mangueiras Santeno, conseguimos não só irrigar o solo como também aumentar a umidade relativa dentro do sistema agroflorestal”, pontua. Para Alencar, as mangueiras Santeno têm excelente custo-benefício, principalmente considerando a eficiência de sua utilização no modelo de produção e de precificação da Chácara Sinergia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário