Qual a importância da estratégia "Farm to Fork"? Por Alejandro de las Casas Pérez

Publicado em 24/06/2021 16:02
CEO Internacional de Kimitec

Com o objetivo de mitigar a totalidade do impacto ambiental gerado pela agroindústria, impulsionando ainda mais as práticas sustentáveis e beneficiando toda uma sociedade, a estratégia "Farm to Fork" ("Da Fazenda ao Garfo") reúne uma série de ações em prol do meio ambiente.

Na Europa, toda a cadeia do agronegócio está inserida na "Farm to Fork". Desde o plantio, até o consumo do alimento, passando pelo armazenamento, o transporte, a colheita e a comercialização, entre outros pontos-chave.

Embora ainda não seja acompanhada de uma legislação que permita um registro ágil de soluções naturais baseadas em avanços científicos, a estratégica, anunciada pela Comissão Europeia em 2020, tem muitas metas importantes no agronegócio, tais como a redução de 50% no uso de pesticidas químicos, a diminuição em 20% na utilização de fertilizantes e a redução das perdas de nutrientes em pelo menos 50%, sem alterar a fertilidade do solo.

Essas medidas irão contribuir, por exemplo, para uma maior harmonia entre o solo e o cultivo, auxiliando a promoção de maior uso de alternativas seguras para proteger as safras de pragas e doenças, e intensificando o uso de técnicas e ferramentas alternativas de controle que contribuam para a produção intensiva, sem desgaste do ecossistema.

Dentro deste contexto, Estados Unidos, Canadá e China propõem estratégias políticas semelhantes destinadas a conter as mudanças climáticas que devem impactar os mercados de exportação de frutas e vegetais.

Safra a safra, a estratégia "Farm to Fork" ganha destaque no agronegócio brasileiro, com agricultores extremamente adeptos a práticas sustentáveis, tais como o uso de biopesticidas visando obter zero resíduo e a utilização de prebióticos e probióticos para otimizar o uso de fertilizantes e aumentar as propriedades nutricionais e organolépticas das lavouras, bem como a vida pós-colheita das plantações ou o uso eficiente da água.

Com destaque mundial no segmento de agricultura natural, a Kimitec atua na mesma linha da estratégia “Farm to Fork”, contribuindo fortemente para a transformação da agricultura convencional em uma agricultura natural que não usa agrotóxicos.

Neste contexto, queremos que a produção alimentar seja, cada vez mais, verde, mais sustentável e mais econômica. Por isso, nos concentramos no desenvolvimento urgente de soluções naturais tão eficaz quanto os agrotóxicos, com o objetivo de garantir a produtividade e lucratividade das safras e oferecer uma alternativa real aos agricultores. Estudos realizados em vários cultivos demonstram a eficácia de nossos biopesticidas, bioestimulantes, prebióticos e probióticos na agricultura e atestam que eles são amplamente recomendados para o Brasil, um país tropical, de excelente potencial produtivo, com até 03 safras ao ano.

Os números obtidos com a utilização dos produtos da Kimitec em campo, com um aumento de até 05 sacas na produtividade, reforçam que as corretas técnicas de manejo do solo e as práticas em defesa da harmonia socioambiental contribuem diretamente para a produção com excelentes níveis.

É a ecoeficiência plena, benéfica para a sociedade, os produtores e as indústrias de agronegócio. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Alejandro de las Casas Pérez
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário