Dia do Calcário Agrícola – 24 de Maio: Calcário agrícola é tudo igual? Por Erivelton Lopes

Publicado em 24/05/2022 09:15
Erivelton Lopes é coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Viter.

No dia 24 de maio é celebrado em todo território brasileiro o Dia Nacional do Calcário Agrícola. Esta data foi instituída pela Lei N° 12.389/11 com o objetivo de conscientizar o produtor rural sobre a importância da calagem na agricultura. A calagem consiste na utilização de calcário no processo de produção agrícola com objetivo de corrigir a acidez do solo. Essa prática é amplamente utilizada no Brasil por comprovar que sua aplicação melhora o desenvolvimento das raízes das plantas, diminui a toxidez de alumínio e promove a correção do pH e da deficiência de cálcio e de magnésio, resultando, assim, em maior produtividade no campo.

Muitos produtores rurais devem ter a dúvida: calcário agrícola é tudo igual? A resposta é “não”. Aplicações de campo conduzidas pela indústria produtora deste mineral mostram que a granulometria do calcário agrícola é um fator primordial para obter resultados mais eficientes na lavoura, comparado ao produto tradicional. Quanto mais fina for a fração do calcário, mais rápido é o tempo de reação, absorção e correção do solo.

O calcário tipo fyller – que possui a menor granulometria hoje no mercado - é o que apresenta resultados mais eficientes em sua aplicação no campo. Ele é obtido por meio do processo de moagem fina de rocha sedimentar com alta concentração de carbonato de cálcio. A tecnologia mais utilizada para obter a moagem fina é o moinho de bolas, um tipo de máquina cilíndrica usada para triturar minérios e outros materiais.

A indústria do cimento é detentora de grande parte desta tecnologia no Brasil e contribui de forma expressiva para o uso deste método na produção agrícola. As fábricas mais modernas de materiais de construção utilizam o equipamento moinhos de bola no processo de fabricação do cimento e essa mesma tecnologia é usada na moagem de calcário agrícola. O calcário fyller, produzido a partir de moinhos de bolas, tem alcançado notas máximas de composição granulométrica, agregando ao produto calcário agrícola mais qualidade. Qualidade a altura da agricultura moderna e pujante do nosso país.

Em relação às raízes, com a correção da acidez do solo, o calcário agrícola ajuda a promover a liberação de nutrientes em profundidade nas plantas, proporcionando maior aeração e favorecendo o desenvolvimento das raízes. E o produto fyller potencializa ainda mais essas qualidades. Um estudo conduzido na Fazenda Santa Maria, na cidade de Unaí, em Minas Gerais, comprova essa ação. A aplicação de sete toneladas de calcário fyller por hectare, em uma área de 165 hectares, resultou em um desenvolvimento radicular de soja de até 2,2 metros de profundidade. Esse resultado foi possível devido à qualidade física do produto, permitindo alta performance agronômica.

Para finalizar, a mensagem mais importante na celebração deste Dia Nacional do Calcário Agrícola é: sem o cuidado constante com o solo, o potencial produtivo não acontece. O produtor rural deve usar as tecnologias disponíveis hoje para despertar e perpetuar o potencial máximo do solo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Erivelton Lopes

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário