Máquinas agrícolas: qual a diferença entre cada uma delas e para que elas servem? 

Publicado em 02/08/2022 14:02 e atualizado em 02/08/2022 17:09

As máquinas agrícolas surgiram para cooperar com os trabalhadores rurais e seus trabalhos braçais, através delas as atividades são realizadas de forma mais adequada, padronizada e com mais segurança para os funcionários das lavouras. O fato é que existem diferentes tipos de equipamentos e acessórios e cada um deles possui uma funcionalidade diferente. 

Assim, o proprietário que deseja adquirir esse maquinário precisa, primeiramente, conhecer muito bem as necessidades da sua fazenda para, somente depois, entender o que ele precisa comprar para suprir as brechas existentes. Dessa forma, se faz muito necessário entender quais são os tipos de máquinas agrícolas disponíveis no mercado e qual a função de cada uma delas. Veja a seguir mais sobre esse assunto.

 

imagem1

Benefícios dos maquinários 

As mecanizações das atividades agrícolas cooperam para o bom crescimento e desempenho das culturas, para o aumento na eficiência e no resultado das mesmas. Entenda melhor quais as vantagens dessas máquinas:

Aumento da produtividade, junto com um menor tempo, custo e uma maior qualidade;
Uma maior vantagem competitiva mediante os demais produtores;

Capacidade de atender uma demanda maior de acordo com os prazos mais apertados;
Menor índice de desperdício entre as etapas da produção;

Redução de custos de funcionários, menos necessidade de mão-de-obra;

Menor impacto ambiental;

Menos falhas (humanas);

Aumento na qualidade de vida do trabalhador rural;

Tipos de máquinas agrícolas

É importante salientar que cada equipamento é usado em uma parte do processo de cultivo, ou seja, desde a preparação do solo, passando pelo plantio, até a colheita das culturas.

Veja a seguir os diferentes tipos e quais as principais características e atividades que elas desempenham no campo. 

Tratores

Eles são os mais conhecidos tipos de maquinário usado nas zonas rurais, isso porque eles existem em diferentes modelos e tipos. Pode-se encontrar os tratores agrícolas, industriais e até mesmo florestais. Junto a eles também é possível acoplar uma diversa quantidade de utilitários - também conhecidos como acessórios -  que ajudam a máquina a aumentar o número de atividades que ela pode desempenhar. Dessa forma, o produtor consegue uma maior eficiência com um menor custo. 

Semeadeira e plantadeira   

Esses dois termos podem causar bastante dúvidas para aqueles que não são ou ainda estão começando nessa área. É importante ressaltar que, na prática, ambas realizam a mesma função: plantar as sementes no solo. Entretanto, a diferença entre elas são os tamanhos de sementes. 

A semeadeira é a responsável por depositar no solo as sementes menores e mais frágeis. Já a plantadeira consegue organizar o solo de forma equiparada para o plantio das sementes maiores e mais graúdas, dessa forma, elas são as responsáveis pelo plantio nas lavouras. 

Colheitadeira

Essa máquina é a responsável por realizar a atividade de colheita e, ao mesmo tempo, limpeza dos grãos. Ela é usada mais nas plantações de aveia, trigo, linhaça e milho. São fundamentais para aumentar a qualidade dos alimentos no momento final da colheita e garantir bons resultados para o produtor. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário