O colapso do Sri Lanka e a discussão sobre pesticidas no Brasil, por Christian Lohbauer

Publicado em 10/08/2022 09:59
O banimento de pesticidas químicos levou o país asiático a um fracasso. No Brasil, temos a oportunidade de facilitar o acesso a essas tecnologias e escrever uma história de sucesso. - Christian Lohbauer é presidente executivo da CropLife Brasil

A humanidade está hoje diante de um dos maiores desafios de sua história recente. Inúmeras previsões apontam para um cenário de mudanças climáticas, agravamento de fenômenos extremos e aquecimento global. Para o enfrentamento dessa situação, diversos países têm adotado um caminho temerário: dar grande atenção às questões ambientais e deixar outros fatores, a exemplo da segurança alimentar, em segundo plano. E, embora a sustentabilidade ambiental seja uma prioridade, a maneira de buscá-la não pode significar o abandono de tecnologias que podem ser a chave para o mundo sair desse impasse.

Na agricultura, os fertilizantes químicos estão entre as ferramentas que mais se relacionam com o incremento da produção em uma lavoura. A Revolução Verde, por volta de 1960, introduziu essa inovação e, assim, contribuiu para aumentar drasticamente a produtividade das culturas. Os defensivos químicos, usados para proteger as plantas do ataque de pragas e doenças, são uma outra solução de alto valor agregado da agricultura contemporânea. Mas o uso dessas tecnologias no campo está na mira de uma visão reducionista da sustentabilidade nos sistemas alimentares.

Um evento recente ilustra esse fenômeno e chama a atenção para uma armadilha na qual o Brasil não pode cair. O Sri Lanka, país da Ásia famoso pela produção de chá, vive hoje uma crise social, política e econômica que se deve, entre outros fatores, ao banimento do uso de fertilizantes e pesticidas químicos em abril de 2020. De lá para cá, a produtividade do chá cingalês caiu pela metade e o mesmo aconteceu com o milho. A redução foi de 35% para o arroz. Neste último caso, o país, que antes era autossuficiente e exportador, passou a gastar US$450 milhões em importações. Atualmente a restrição já foi revertida, mas não a tempo de evitar as quedas nas colheitas e também do governo que propôs a medida.

Por conta dos fertilizantes e dos pesticidas é possível produzir mais comida em menos área. Esse episódio mostra os inegáveis benefícios que essas ferramentas trazem para os sistemas agrícolas. Mais do que isso, escancara o equívoco de forçar uma transição súbita deixando produtores e tecnologias comprovadamente eficientes para trás. Qualquer decisão que interfira em um setor tão vital quanto a agricultura deve pesar o impacto dela contra consequências como diminuição nos volumes de comida disponíveis, perda de renda, redução das exportações, aumento de área plantada -- causando, possivelmente, desmatamento -- e crise generalizada.

Embora a agricultura brasileira e a cingalesa sejam diferentes, há uma coisa em comum: o uso de tecnologias agrícolas químicas, entre outras, para produzir tanto e com tamanha qualidade. Para que os produtores brasileiros continuem a ter acesso a essas soluções e o país continue distante de uma crise como a do Sri Lanka, é fundamental olharmos para o PL 1459/2022, em tramitação no Senado. Essa proposta, aprovada pela Câmara no início do ano, promove a modernização da lei de pesticidas. Até o momento, vigora no país a lei 7802, também chamada de Lei de Agrotóxicos, promulgada em 1989 e que passou por poucas atualizações desde então. Consequentemente, algumas das exigências de mais de 30 anos atrás não fazem mais sentido e diversos outros conhecimentos desenvolvidos desde então precisam ser levados em conta. A aprovação da lei é uma oportunidade para o Brasil seguir escrevendo uma história de sucesso agrícola.

Isso dito, o exemplo do Sri Lanka não quer dizer que é impossível melhorar a maneira como produzimos, comercializamos e consumimos alimentos. É, antes de tudo, um lembrete de que, sem inovação, não há uma agricultura viável no presente, tampouco haverá no futuro. Se há ferramentas que já demonstraram eficácia e a indústria agrícola trabalha para aumentar sua segurança e reduzir possíveis impactos no meio ambiente, não há razão para vê-las como inimigas. A sofisticação de uma economia globalizada, exige um olhar econômico, político, social e, sem dúvida, ambiental para pensar em alternativas. O povo cingalês, o agricultor brasileiro e a população crescente do mundo merecem e, sobretudo, precisam de um futuro próspero e sustentável. Para tanto, os arcabouços regulatórios precisam ser fortalecidos e as tecnologias que aumentam a produtividade devem ser vistas como parte da solução, não do problema.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Christian Lohbauer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário