A CPR Verde no âmbito da Agricultura Multifuncional

Publicado em 24/08/2022 16:53
Por João Augusto Pinto Lima e Rafaela Aiex Parra , advogado e head da área Ambiental do escritório Araúz Advogados

A Cédula de Produto Rural foi instituída pela Lei 8.929/1994 e, hoje, é um dos principais instrumentos de financiamento privado do agronegócio brasileiro, à exemplo da incidência nas operações de barter. Trata-se de uma promessa de entrega de produto (CPR física) ou de pagamento de quantia (CPR financeira), por meio da qual o emitente, recebendo o adiantamento de certa quantia/insumos/implementos (ou tão somente no bojo de uma operação de hedge para se proteger contra os riscos de preço do mercado futuro), vincula suas restituições à obtenção de produtos originados do desenvolvimento de suas atividades agrárias. A CPR é, portanto, título representativo de promessa de entrega de produtos, com ou sem garantias (art. 1º, caput).

Com a emissão da CPR, há a garantia da existência de uma obrigação por parte do produtor rural e a garantia de disponibilidade de capital àqueles que adiantaram o insumo/implemento, com a possibilidade de negociação antes do vencimento, como por exemplo no repasse a companhias securitizadoras para emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio – CRA.  

Hodiernamente são reconhecidos novos contornos àquilo que se entende por agricultura. Fala-se, hoje, em agricultura multifuncional. Esse conceito amplo de agricultura decorre da necessidade de se reconhecer o caráter econômico à preservação do meio ambiente, inclusive como instrumento de fomento à manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Dessa junção do moderno conceito de agricultura com a necessidade de se compensar o produtor/empresário a cumprir da melhor forma as funções de sua empresa e propriedade, a Lei 13.986/2020 e, posteriormente, a Lei 14.421/2022, instituindo a Cédula de Produto Rural Verde (CPR-V), incluiu no conceito de produto rural, os produtos obtidos em atividades “relacionadas à conservação, à recuperação e ao manejo sustentável de florestas nativas e dos respectivos biomas, à recuperação de áreas degradadas, à prestação de serviços ambientais na propriedade rural ou que vierem a ser definidas pelo Poder Executivo como ambientalmente sustentáveis” (art. 1º, §2º, II, da Lei 8.929/94).

Ou seja, reconheceu (ainda que indireta e tacitamente) o conceito de agricultura multifuncional e incluiu a preservação/recuperação ambiental como produto das atividades agrárias, reforçando a necessidade de lhe conferir valor econômico, tal qual os demais produtos da agricultura (soja, milho, arroz, algodão, etc.).

Com isso, o produtor/cooperativas/agroindústrias monetizam suas áreas verdes, tornando-as economicamente atrativas, ao passo em que empresas com passivo ambiental podem equilibrar a balança, regularizando sua situação. A CPR-V, nesse caso, será instrumento de garantia de tal negócio, estabelecendo o valor a ser pago/adiantado pelo investidor, bem como o produto ambiental a ser entregue, com todas as circunstâncias a serem observadas, inclusive a certificação. Eis, aí, a multifuncionalidade da CPR Verde: proteção ambiental, rentabilidade ao produtor e adequação ambiental às empresas com passivo ambiental.

Vale destacar que o mercado da CPR-V está em plena ascensão, na medida em que, além do atrativo econômico, está engajado com a questão atinente à preservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado e a adequação das empresas às políticas ESG, tema de ampla discussão e fiscalização social, com forte reflexo no mercado.

Nessa linha, a adequação ambiental de empresas, inclusive estrangeiras, é premente, de modo que o governo federal estima que, em 04 (quatro) anos, o mercado potencial da CPR-V (por possibilitar serviços ambientais como seu objeto) poderá envolver mais de 30 bilhões de reais em operações.

Tanto isso é verdade que os grandes bancos e fundos de investimentos já vêm operacionalizando tal instituto, criando mecanismos de incentivo à sua utilização. O Banco do Brasil, Santander e a BTG Pactual, por exemplo, já têm concedido crédito a projetos dessa natureza, lastreada em CPR-V. A B3 registrou, em 2022, a primeira CPR-V (estruturada pelo Grupo BMW).

Dessa forma, exsurge o caráter multifuncional da CPR-V, instrumento que, a um só tempo, incentiva à preservação ambiental e traz benefícios para ambos os sujeitos da relação, já que é economicamente benéfica àquele que preserva/recupera áreas verdes e, ainda, possibilita que empresas com passivo ambiental possam se consolidar como empresas ambientalmente adequadas e, como isso, agregar valor à sua marca, ser beneficiada com créditos mais vantajosos, ser objeto de interesse de investidores, entre muitos outros benefícios.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Araúz Advogados

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário