SC: produção de alimentos x infraestrutura, por Neivor Canton

Publicado em 07/02/2023 12:02
Neivor Canton é Presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos (AURORA COOP) e vice-presidente para assuntos do agronegócio da FIESC

O processamento de todas as matérias-primas que vem do campo é a atividade a qual se dedica a agroindústria. Em Santa Catarina esse setor encontra uma de suas expressões mais altissonantes na indústria de alimentos e bebidas e contribui fortemente para uma confortável situação de quase pleno emprego: a taxa de desocupação em território catarinense é de 3,9%, enquanto a do Brasil é de 9,3%.

O setor é extremamente pujante e envolve longas e complexas cadeias produtivas como as de aves, suínos, bovinos, laticínios, pescado, nutrição animal, bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, frutas, legumes e outros vegetais, óleos e gorduras vegetais. Sustenta 141.188 empregos formais em 4.112 estabelecimentos, conforme aferiu o Observatório da Indústria mantido pela Fiesc. As exportações atingiram 3,6 bilhões de dólares ao ano. O valor bruto da produção industrial chegou a 62,5 bilhões de reais, representando 29,7% de todo o setor industrial catarinense. É o primeiro em exportações, o segundo em geração de empregos.

Focalizando-se as duas principais cadeias produtivas da proteína animal, a suinocultura e a avicultura industrial, temos um recorte desse universo econômico que ganhou notoriedade internacional. Essas duas longas e complexas cadeias industriais sustentam mais de 60 mil empregos diretos e cerca de 480 mil empregos indiretos. A base produtiva, no campo, é formada por 66 mil estabelecimentos rurais integrados.

Na suinocultura, o Estado é o maior produtor, com abate industrial de 34 mil suínos/dia, e maior exportador do Brasil. A exportação catarinense de suínos responde por 57% das exportações brasileiras dessa proteína animal. Na avicultura, o status está consolidado como segundo maior produtor e (primeiro) maior exportador: 28% do volume total da carne de aves exportada pelo Brasil saem da indústria avícola barriga-verde, cujo abate é de 4 milhões de aves/dia.

Quando se junta todo o conjunto – a agricultura, a pecuária e a agroindústria – sobressai de forma contundente a expressão do agronegócio para a economia estadual, pois ele responde por 31% do PIB e por 70% das exportações totais, além de bilionários investimentos anuais (somente em 2021 foram 3 bilhões de reais).

Décadas de investimentos em estruturas produtivas no campo e na indústria e um trabalho tenaz para fortalecer um sistema de produção com absoluto rigor sanitário e total confiabilidade resultaram na mais avançada suíno-avicultura do planeta. Entretanto, o imenso e extraordinário parque agroindustrial está ameaçado em sua competitividade – e, portanto, em sua permanência em solo barriga-verde – em razão das históricas deficiências infraestruturais que abalam a sua eficiência, quais sejam a ausência ou as condições precárias de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos, gasodutos (gás de uso industrial), redes de distribuição de energia no campo e na cidade, suprimento de água, etc.

A esse conjunto de insuficiências junta-se um agravante: o gigantesco déficit de milho para alimentar a indústria da proteína animal catarinense, o que exige uma assombrosa operação anual de importação superior a 5 milhões de toneladas desse grão, de outras regiões do País e do exterior. A saída para esse desafio extra-porteira está na construção de uma ferrovia ligando o oeste catarinense (esteio das agroindústrias) ao centro oeste (maior produtor de milho do Brasil), com a construção de um ramal da paranaense Ferroeste entre Chapecó (SC) e Cascavel (PR) e com o aproveitamento de ramais já existentes. Estudo já apontou a viabilidade da obra, que deve ser privatizada por meio de leilão público dentro das diretrizes do novo marco legal das ferrovias.

É incompreensível o déficit de investimentos em infraestrutura, especialmente quando se analisa os efeitos econômicos e sociais da indústria de alimentos. Além de gerar riqueza e sustentar empregos, essa atividade gera movimento econômico que alimenta os cofres dos municípios nas regiões onde atua, leva qualidade de vida às comunidades urbanas e rurais, contribui para o controle do êxodo de vastas regiões do hinterland e, em função das boas práticas de produção que impõe, contribui para a sustentabilidade das atividades agropecuárias e, por extensão, da preservação dos recursos naturais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário