FPA e o desenvolvimento do setor produtivo, por Itamar Canossa

Publicado em 04/05/2023 17:53

Considerado o celeiro do Brasil, que por sua vez é considerado o celeiro do mundo, Mato Grosso ganha força e assume o protagonismo quando o assunto é produção agrícola. Maior produtor de soja, milho, algodão e carne bovina, o mundo vira os olhos para nossas terras.  E mesmo com toda a burocracia e dificuldade para produzir, os produtores rurais mostram resiliência na produtividade somada a sustentabilidade exigida pelo código florestal mais severo do mundo.  

Da cerca para dentro, o potencial tem despertado o interesse de quem pode auxiliar ainda mais no desenvolvimento do setor. Essa semana, foi instalada em Mato Grosso a Frente Parlamentar da Agropecuária, com a participação de 18 dos 24 deputados estaduais, o que significa que 75% dos parlamentares da casa de leis do estado estão dispostos a trabalhar pelo setor produtivo. 

Essa aproximação entre sociedade civil e agentes públicos é fundamental para o segmento e trará mais eficiência na discussão de demandas, e na solução dos entraves. Sem mencionar a representatividade que ganhamos na hora de debater assuntos que interferem na produção. 

O principal objetivo é acompanhar temas de interesse do setor agropecuário, promover o debate das pautas em tramitação na casa de leis e no executivo, atuar na interlocução com Congresso Nacional, e intermediar o diálogo com a bancada federal. Para assim facilitar a vida de quem quer trabalhar e produzir, independente se é pequeno, médio ou grande produtor. 

E atualmente algumas situações interferem diretamente no setor produtivo. A invasão de propriedades e as violações ao direito constitucional de propriedade, a segurança jurídica dos produtores, o impacto para a agropecuária de Mato Grosso com o novo marco temporal para as demarcações das terras indígenas, o zoneamento e nova proposta que está sendo elaborada pelo Governo do Estado, a criação de Unidades de Conservação e suas implicações para o setor, o uso dos defensivos agrícolas, modais de transportes, como a duplicação da 163, ferrovias e seus reflexos para a agropecuária, entre outros. 

Esse estreitamento do diálogo entre setor produtivo, legislativo estadual e federal poderá abrir portas, expandir diálogo e alargar fronteiras para o Agro de Mato Grosso. Além de propor ferramentas e mecanismos que promovam a cooperação internacional, organizar missões e encontros multilaterais e seguir com uma comunicação franca e contínua com dados atualizados e sem narrativas pode fortalecer e expandir o nosso Agro.  

Em recente visita à China, com uma comitiva de empresários de vários setores, principalmente do agro, observei de perto as oportunidades de novos negócios que podemos conquistar com o gigante asiático. 

A China é atualmente o maior parceiro comercial do Brasil, campeã na importação do milho brasileiro, responsável por um terço do incremento do volume exportado do produto. É também a principal importadora do complexo soja, comprando US$ 819,82 milhões em dezembro de 2022 ou 65,8% do valor exportado pelo Brasil. 

Com esses números o país tornou-se nosso principal parceiro de comércio exterior (34% das exportações brasileiras do agro têm como destino o país asiático), ao passo que o Brasil também passou a ocupar a posição de segundo maior fornecedor de produtos alimentares à China, atrás apenas da União Europeia (representando 14% do total das importações chinesas no setor). 

São inúmeras as possibilidades com a nação mais populosa do mundo que podem surgir com um diálogo franco, aberto e conduzido pelos interesses mútuos de segurança alimentar entre os países.  E o Agro do Mato Grosso está pronto para ser protagonista desta jornada. 

Itamar Canossa é presidente do Fórum Agro MT e produtor rural em Sorriso. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário