Decisão do STF contraria Constituição, afirma advogado

Publicado em 07/09/2023 11:02
Antonio Carlos Carneiro, advogado do escritório Jobim Advogados Associados, analisou a recente decisão do Supremo sobre a possibilidade de desapropriação de terras produtivas.

O mundo do agronegócio está em alerta desde a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a desapropriação de terras produtivas, caso não cumpram sua função social. O advogado, Antonio Carlos Carneiro, explicou que a discussão acerca do tema é antiga, porém há pontos a serem debatidos. “Se desapropriar uma propriedade por descumprir o seu fim social é uma coisa. Estender a interpretação de fim social de uma propriedade rural além do que ela tem como produtividade, é contrariar a constituição”, explicou o advogado.

Carneiro ainda relembrou que o tema está previsto no Art. 184 da CF/88, além de ser regulado pela Lei Nº 8.629, de 1993. “Na medida que propriedade rural privada é produtiva, esta cumpre sua função social. A partir do momento que se amplia o conceito de fim social para estabelecer igualdade entre pessoas, ‘os que têm e os que não têm’, se está ofendendo a própria Constituição Federal”, explicou.

Os dispositivos da Lei da Reforma Agrária que permitem a desapropriação de terras que, mesmo que produtivas, não estejam cumprindo sua função social, foram aprovados por unanimidade no STF.

SOBRE JOBIM ADVOGADOS ASSOCIADOS

Fundada em 1915, a Jobim Advogados Associados se estabeleceu como um expoente na prestação de serviços jurídicos. Com matriz estratégica na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul e presença em São Paulo, o escritório une tradição, profissionalismo e inovação. Inspirados pelo Programa Nacional de Qualidade, a equipe altamente especializada oferece serviços de classe mundial, focando na comunicação eficiente e excelência no atendimento para agregar valor aos negócios dos clientes, celebrando um legado de mais de um século.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Antonio Carlos Carneiro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário