Dia Mundial dos Fertilizantes: adubar a terra já usada para agricultura pode ampliar a produção de alimentos

Publicado em 16/10/2023 10:35
Por Valter Casarin, coordenador geral e científico da NPV - Nutrientes Para a Vida

Nos próximos anos, a produção global de alimentos terá de aumentar 60% se quisermos alimentar a crescente população do mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o planeta deverá atingir 9,7 bilhões de pessoas até 2050, o que representa muitas bocas para alimentar. Será impossível alcançar a segurança alimentar global através de uma agricultura sustentável sem a utilização de fertilizantes minerais. Em 13 de outubro é comemorado justamente o Dia Mundial dos Fertilizantes, uma das invenções mais importantes do nosso tempo. 

A mobilização internacional tem o objetivo de educar a população mundial sobre os benefícios e usos dos fertilizantes, e conta com apoio das associações globais da indústria de fertilizantes. Nesse sentido, a iniciativa Nutrientes Para a Vida (NPV) se junta a todos os esforços para divulgar as inovações realizadas na agricultura em busca de um futuro sustentável. 

A opção mais sustentável, e possível, é aproveitar melhor as terras que já são atualmente utilizadas para a agricultura. Os fertilizantes minerais são necessários para apoiar a utilização eficiente das atuais terras aráveis e podem ajudar a garantir a segurança alimentar global, evitando ao mesmo tempo alterações na utilização dos solos. A produção de fertilizantes transforma matérias-primas naturais em produtos práticos, que apoiam o crescimento das plantas.

Todos os anos, a indústria de fertilizantes transforma milhões de toneladas de matérias-primas naturais, como o ar, o gás natural e os minérios extraídos, em produtos baseados principalmente nos três nutrientes essenciais: nitrogênio, fósforo e potássio, que as plantas necessitam para atingir o seu pleno potencial produtivo. A nutrição eficaz das culturas é a chave para aumentar os rendimentos e otimizar a produção. 

Os fertilizantes minerais preenchem a lacuna entre o fornecimento de nutrientes do solo e as necessidades de nutrientes de cada cultura para um desenvolvimento ideal. Eles são essenciais para a manutenção do solo, fornecendo todas os nutrientes que as plantas precisam para crescer de forma saudável e alimentar melhor as pessoas, afinal, plantas mais saudáveis representam mais saúde na alimentação. 

Quando as culturas são colhidas, junto com elas os nutrientes mais importantes também são removidos do solo. Na maioria das vezes, o solo não consegue regenerar sozinho todos os nutrientes, por isso usamos fertilizantes. Os fertilizantes minerais permitem aos agricultores, numa cultura específica, o fornecimento previsível e equilibrado de elementos naturais para a plantação. O seu papel é aumentar a produtividade, fornecendo o equilíbrio certo de nutrientes ao solo e aos alimentos.

A iniciativa Nutrientes para a Vida tem em seu slogan a frase: Nutrindo as Plantas para Nutrir as Pessoas. Essa frase nos remete a entender que nosso alimento, como forma de alimentação saudável e nutritiva, tem início na disponibilidade dos nutrientes no solo. A saúde de um solo é quem vai determinar a saúde das pessoas e dos animais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Nutrientes para a Vida

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário