Indicador do boi gordo CEPEA/B3: instrumento consolidado de reduções de incerteza e oportunismo de mercado

Publicado em 27/10/2023 15:06

*Por Thiago Bernardino de Carvalho, Pesquisador do Cepea

Nas últimas décadas, a pecuária brasileira vem passando por transformações tanto dentro da porteira, com o uso de inovações tecnológicas no sistema de produção, quanto fora dela, nas indústrias, que seguem em crescimento e em processo de qualificação de sua administração.

Organização e melhoramento na gestão das propriedades por parte dos pecuaristas já foram notados em um passado mais recente. Muitas vezes, pressionados por mercados externos exigentes, sobretudo o europeu, frigoríficos e produtores enfrentam alguns desafios, mas os processos de organização dentro e fora da porteira vêm contribuindo para a melhora na produção e na comercialização e, consequentemente, para a busca de eficiência e rentabilidade no conjunto da cadeia produtiva, com preços competitivos e adequados para produtores, indústria e consumidores.

Desde o meio da década de 1990 e o início deste século 21, alguns fatores contribuíram para uma rápida mudança no ambiente organizacional e produtivo da pecuária, sendo um deles a criação do Indicador do boi gordo CEPEA/B3.

A necessidade de se definir um valor para a liquidação financeira de cada contrato de boi gordo negociado na então Bolsa de Mercadorias & Futuros brasileira, atual B3, levou a Bolsa a firmar parceria com o Cepea-Esalq/USP, em outubro de 1993. Era preciso criar um Indicador de Preços de alta credibilidade, e a elaboração se deu a partir de intenso envolvimento de pesquisadores do Cepea com operadores de diferentes elos do mercado físico e com técnicos da Bolsa.

Então, em março de 1994, o mercado passou a contar com o Indicador do Boi Gordo, que vem sendo divulgado em todos os dias comerciais de forma ininterrupta nestes últimos quase 30 anos. Em um país continental como o Brasil, que detém o maior rebanho comercial do mundo e é o maior exportador de carne bovina, ter um Indicador de preços é de extrema importância, à medida que este torna-se referência de governança mercadológica, reduzindo incerteza e custos de informações para agentes do setor.

Desse modo, debruçado na Teoria Econômica, para entender um sistema de coordenação, no caso de um Indicador de preços com liquidação financeira, é necessário conhecer as relações existentes entre agentes da cadeia produtiva, desde a realização da produção até a comercialização.

As características do uso de um Indicador são justificadas pela intensa relação entre agentes e a necessária coordenação de suas atividades produtivas, diante de cenários de elevada incerteza e de possibilidade de oportunismo.

Para entender o comportamento dos agentes envolvidos nas transações, os pressupostos básicos relacionados à Economia dos Custos de Transação num ambiente incerto são: a) a racionalidade restrita, assumindo que os indivíduos agem racionalmente, mas de forma limitada – assim, a obtenção de informações e a capacidade de processamento dessas informações são limitadas, o que torna as relações entre agentes incompletas, levando-os a incluir salvaguardas contratuais; e b) oportunismo, em que cada parte extrai as suas respectivas "quase-rendas" (quasi-rents) da outra parte. Há também a existência de incertezas em uma negociação.

Esse fator pode apresentar problemas devido às discrepâncias inesperadas das transações e às dimensões necessárias para as estruturas de monitoramento e controle. Se as estruturas forem excessivamente grandes, acabam sendo onerosas. Sendo assim, a incerteza comportamental (behavioral uncertainty), como resultado da utilização oportunista, traduz certa influência sobre as formas organizacionais para amenizar as disparidades e reduzir os custos de transação.

A incerteza num ambiente de negociação de boi gordo torna-se importante para apresentar o comportamento do produtor e da indústria. O principal fator de incerteza nessa relação é o preço recebido pelos produtores. Nesse sentido, o uso de um Indicador de preços se torna importante para diminuir essa incerteza.

Nesses últimos 30 anos, em várias análises estatísticas e econométricas, entre elas de transmissão de preços, nota-se relação direta e significativa entre o Indicador CEPEA/B3 (que tem como base o estado de São Paulo) e as demais 28 regiões espalhadas em 11 estados brasileiros.

Tais análises apontam que a transmissão do Indicador para as demais praças tem intensidade bem próxima de 1. Fica evidente que, quanto mais organizadas as localidades e sua posição regional, maior é a intensidade de transmissão de preço. A intensidade nos coeficientes de elasticidade de transmissão observada do Indicador para as regiões mostra que, no máximo no período de três dias, a região incorpora as variações do Indicador.

Isso sinaliza que o mercado de boi gordo nacional assimilou a ideia de um Indicador financeiro como referencial de preços, reduzindo incerteza e custos de informações para os agentes do setor de outras localidades em sua tomada de decisão. A ampla divulgação do Indicador é, assim, de suma importância para democratizar as informações mercado, reduzindo suas assimetrias e o espaço para o oportunismo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário