Fala Produtor

  • Luciane Possan Weber guaíra - PR 19/03/2012 00:00

    Quando em visita ao Brasil, no ano passado, um senador norte-americano deu a seguinte declaração à um repórter, quando perguntado como seria se o governo americano tentasse aprovar um código florestal como o nosso: "Cai o governo"...

    0
  • carlo meloni sao paulo - SP 19/03/2012 00:00

    A presidenta Dilma não tem a minima coerencia, pois ameaça o Congresso por nao aprovar o que ela quer..., e' a maior DITADORA que eu ja' vi. Lutou contra a ditadura e ela e' muito pior que os militares.

    Comentário referente a notícia: [b]Folha informa que, em meio a crise, Planalto ameaça vetar novo Código Florestal[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=103218

    0
  • Mauricio Santos Junqueira Juiz de Fora - MG 19/03/2012 00:00

    Piau nunca mais... Concordo com o Dalzir Vitória. De Piau ele não tem nada. Tem tudo haver com TRAÍRA.

    PAU QUE DÁ EM CHICO, TEM QUE DAR EM FRANCISCO.

    Comentário referente a notícia: [b]Código Florestal: Piau diz que fará poucas mudanças no texto do Senado para viabilizar votação[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=103241

    0
  • José Roberto de Menezes Londrina - PR 19/03/2012 00:00

    Agrônomo de asfalto (e com renda fácil de emprego publico) não conhece o campo e os sistemas de produção... O CREA deveria cassar o diploma dos agrônomos que defendem a proibição do uso de terras produtivas e/ou a criminalização da agricultura brasileira. Quantos quilômetros quadrados de áreas de preservação permanente são necessários para purificar a vazão de um metro de diâmetro de esgotos, dos programas habitacionais do Governo Federal??!!.

    Comentário referente a notícia: [b]Relatório do Código Florestal não garante áreas consolidadas[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=103173

    0
  • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG 19/03/2012 00:00

    Em Coromandel (MG) a situação não é diferente de Uberaba...., as lavouras de ciclo médio perderam produtividade devido a estiagem de cerca de 30 dias. A produtividade será inferior à do ano passado.

    Geraldo Prizon - Coromandel-MG

    Comentário referente a notícia: [b]DA REDAÇÃO: Produção de soja em Uberaba (MG) tem quebra de 15%[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=103230

    0
  • Tiago Gomes Goiânia - GO 19/03/2012 00:00

    Telmo, concordo plenamente com o que você disse... Considero que esteja havendo um terrorismo de ambas as partes. Já tivemos muito avanços para os ruralistas. Esse negócio que iremos perder tantos hectares também acho exagerado. Quem anda no dia a dia no meio rural sabe que a maioria dessas áreas que terá de recuperar APP, será de pastagens degradadas, são subutilizadas. E outra coisa: a maioria dos cursos da água tem pelo menos 4 metros já preservados, só terá que recompor a diferença até 15 metros. Se comparado ao que era entendo que já conseguimos muita coisa, não deveríamos esperar muito tempo para votar, do jeito que foi proposto pelo senado já está coerente. Se não acertarmos com o governo do jeito que está correremos o risco de surgirem novos fatos politicos e de ordem ambiental que faça o governo endurecer ainda mais essa situação.

    Comentário referente a notícia: [b]Código Florestal, utopia ou loucura?, por RODRIGO LARA MESQUITA[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=103210

    0
  • Liones Severo Porto Alegre - RS 19/03/2012 00:00

    Caro Dalzir: Meu comentário foi abrangente, não sendo especifico à entrevista de Paulo Molinary que considero o melhor analista de milho do Brasil. Ele foi bastante preciso e coerente na sua análise. O mercado é soberano e ajusta essas questões com o tempo. Precisamos saber que informações distorcidas no mercado, esse mesmo mercado devolve da mesma maneira por um bom tempo, até o ajuste real. Assim perdermos tempo e oportunidades de bons negócios. Não penso que sejam informações para privilegiar quem quer que seja, o mercado não comporta essas ações e penso que está muito mais afeito ao nosso ufanismo do que qualquer outro objetivo. Obrigado pelo seu comentário. abraços

    Comentário referente a notícia: [b]DA REDAÇÃO: Disputa de área com milho nos EUA pode sustentar preços da soja em 2012[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=103155

    0
  • Giovanni Rezende Colinas do Tocantins - TO 19/03/2012 00:00

    Veto Presidencial pode ser derrubado.... portanto, esse tipo de "ameaça" não preocupa ninguém, a não ser a própria presidência, que ficaria "de saia curta"... O processo democrático deve ser assim. A tripartição do poder é a base da democracia. Centralização do poder, reeleições e o uso da máquina pública são caracteristicas de sociedades atrasadas: vide crise na Síria.

    Comentário referente a notícia: [b]Folha informa que, em meio a crise, Planalto ameaça vetar novo Código Florestal[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=103218

    0
  • Emerson Luiz Romanha Santa Terezinha de Itaipu - PR 19/03/2012 00:00

    Caro João Batista, muito se fala da estiagem no Rio Grande do Sul, mas aqui na região Oeste do Paraná a situação deve estar pior que no RS... Meu pai -- que chegou aqui em 1.966, ou seja, há 46 anos -- diz que nunca teve um período de estiagem tão severo como este... Nos últimos 125 dias tivemos uma precipitação acumulada de 185 mm.....Agora veja a diferença entre o que choveu e os dados climatológicos que representam a média do período 1.961 a 2.010, ou seja a média dos últimos 50 anos.... Nov. 150 mm, Dez. 171,5 mm, Jan. 188,30 mm, Fev. 191,2 mm, Mar. 184,4 mm = TOTAL 885,4mm.... Fazendo uma media de 15/11/2011 até 18/03/2012 = Total de 718 mm... nesse ano nós tivemos tão somente um acumulado de 185 mm, então temos um déficit de precipitação de 533 mm, o que representa uma redução de 75% no volume de precipitações nesses meses.... Isso nos mostra porque tivemos uma quebra de 60% na safra de soja 2011/2012.... Mas isso já é passado..., o que nos deixa preocupados agora é o milho safrinha, que esta sentindo muito a falta de umidade no solo..., as lavouras plantadas mais cedo estão começando a pendoar ( florescendo) com menos de 1 metro de altura, as lavouras mais do tarde estão sofrendo com a falta de água, e com um ataque maciço de lagartas, pois o tempo seco debilita o milho e favorece o ataque de pragas....E a previsão mostra que só teremos chuvas de importância agronômica no mês de maio... Até o mês de maio já não haverá mais milho!

    Produtores de leite estão tentando vender as vacas leiteiras por falta de pastagem e de silagem em função da estiagem!!

    Por favor gostaria de saber se essa previsão é mesmo certa ou não?

    Está cada dia mais difícil de seguir em frente!!!

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO 18/03/2012 00:00

    O que é "Área agricultável" que será supostamente perdida com o novo Código Florestal? Estamos brigando entre nós, para gáudio dos ambientalóides. Minha pergunta é: qual a área PERDIDA com o Código Florestal atual, esta colcha de retalhos com mais de 16 mil itens? Em nenhum dos casos atingirá as cifras noticiadas mas de uma coisa tenho certeza, com o atual Código em vigor, sendo colocado em prática na sua plenitude, as PERDAS serão muito maiores.

    Comentário referente a notícia: [b]DA REDAÇÃO: Perda de área agricultável com Novo Código Florestal ultrapassaria 33 mi de hectares[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=103184

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO 18/03/2012 00:00

    Pelo atual Código Florestal (que é o que está em vigor), apesar de estar cheio de retalhos, a APP mínima é de 30 m em rios de até 15 m de largura e a máxima 500 m para rios acima de 600 m de largura. Não entendo como possa piorar, se, pela nova Lei, a proposta é de 15 para rios até 10 m de largura e o máximo é de 100 m? Há muito exagero de parte a parte...., este jornalista mesmo cometeu a gafe de dizer que pela nova Lei a APP em rios mais largos precisa ser de 500 m, e não é verdade. Outro exagero é dizer que a agricultura perderia 33 milhões de hectares. Só usamos 38 milhões de hectares para cultivo de grãos e mais 19 milhões com Café, cana de açucar, hortaliças, reflorestamentos e fruticultura ou seja, ao todo são MENOS de 7,0 % dos 851 milhões de hectares que o Brasil tem. O que temos sim é muita pastagem abandonada que não se pode chamar de área agricola. Quanto é a pastagem boa, últil mesmo? Outra comparação, o tamanho somado das cidades, estradas, rios, lagos, barragens e represas dá 11% do Brasil....

    Comentário referente a notícia: [b]Código Florestal, utopia ou loucura?, por RODRIGO LARA MESQUITA[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=103210

    0
  • Euclides Sordi Maringá - PR 18/03/2012 00:00

    Sugiro ao João Batista que leia o artigo do jornalista Rodrigo Lara Mesquita publicado no "Estado de S.Paulo" em 17/03 na pg.2: "Código Florestal, utopia ou loucura?"... Merece ampla divulgação. Trata-se de artigo fundamental na chamada grande imprensa (que pouco apoio tem dado aos agricultores nesta batalha tão difici). O jornalista Rodrigo Mesquita foi de uma lucidez do tamanho do sol e de uma forma suscinta relatou toda a loucura que o Senado cometeu, e que agora a Camara tenta corrigir.

    Euclides Sordi - Maringá

    0
  • ivo angelo rossoni fava Redentora - RS 18/03/2012 00:00

    Demorou... Mas começaram a aparecer opiniões de pesquisadores e pessoas de notório saber, para dizer em público aquilo que nós, agricultores, já sabemos há muito tempo... Desde que se começou a falar em Código Florestal se alertava para as perdas que ele irá causar ao Brasil... E daí o que vamos se fazer agora? O governo da Dilma vai continuar intransigente nesta questão das APPs, ou vai ceder em favor do Brasil?

    O Governo brasileiro vai abraçar a idéia da Senadora Katia Abreu, de criar um código florestal a nivel de mundo, onde as regras são iguais para todos ou vai dizer amém aos europeus, americanos e outros, que estão mandando na área brasileira? Está na hora de dizermos quem manda no BRASIL.

    Comentário referente a notícia: [b]DA REDAÇÃO: Perda de área agricultável com Novo Código Florestal ultrapassaria 33 mi de hectares[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=103184

    0
  • WANTUIL MEDEIROS DA SILVA JÚNIOR MUTUM - MG 18/03/2012 00:00

    É verdade que as grandes torrefadoras e os fundos manipulam o mercado de café e esse é o papel deles. Por outro lado, nós, produtores, também temos que adotar alguma estratégia para não ficarmos reféns dessa manipulação... Ano de preços compensativos como foi de 2011 é ano para pagar as dívidas e fazer reservas, e deixar de depender do sistema financeiro (que, quando tem boa lucratividade no setor, emprestam à vontade, quando de lucros baixos trazem restrições)... É hora do produtor tomar juizo, e deixar de tomar emprestado com os bancos, mesmo com juros subsidiados, e também de sair plantando café feito louco. Temos que ter o controle da situação. Estamos vivenciando um momento crucial para isso. Aperto entre oferta e demanda.

    Comentário referente a notícia: [b]Café: Consultoria CoffeeNetwork estima produção mundial de 126 mi sacas na safra 12/13[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=102950

    0
  • WANTUIL MEDEIROS DA SILVA JÚNIOR MUTUM - MG 18/03/2012 00:00

    A estratégia de algumas grandes torrefadoras de depreciarem o preço do café, supervalorizando a safra brasileira, pode ser um tiro no pé... Safras menoesr na Colômbia e Vietnan já anulariam o que o Brasil vai colher a mais. Vamos ver no que essa queda de braço vai dar...

    Comentário referente a notícia: [b]Café: Torrefadora Illycaffè estima safra 12/13 do Brasil em 55 mi de sacas[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=103148

    0