Fala Produtor - Mensagem
-
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC 08/08/2018 14:29
-
Eduardo Lima Porto
Porto Alegre - RS
Absolutamente de acordo Rodrigo. Quando o Lula decidiu em 2002 ou 2003 "pagar" a Dívida Externa denominada com juros baixíssimos e prazo a perder de vista sob a alegação de que tornaria o País independente das garras do FMI, fez justamente a troca de um custo financeiro internacionalmente aceitável por juros altíssimos e encargos típicos de agiotas. Recentemente, tive uma discussão com Gerentes supostamente de alto escalão do Banco do Brasil e eles me falaram em tom de autoridade que consideram que a Agricultura lhes deve o fato de existir. Consideram que o BB é a mola responsável pelo desenvolvimento agropecuário e que os serviços prestados por eles são mais do que essenciais. Desconversaram quando questionei a diferença entre os juros nominais anunciados nos Planos Agrícolas e aqueles que efetivamente são cobrados quando o recurso é desembolsado para o Agricultor. Fugiram do assunto quando questionei sobre os "produtos" que são condicionados ao tomador de crédito e se negaram a responder quando perguntei quanto ganham de comissão/bônus ou qualquer tipo de premiação sobre os títulos de capitalização, consórcios, seguros inúteis e outros perenducalhos que são empurrados goela abaixo dos Produtores. Por fim, perguntei-lhes se achavam correto afirmar que são o motivo da existência do setor agropecuário e se atuam de forma benevolente, célere e comprometida para liberar uma indenização do seguro subvencionado pelo Governo, mesmo quando sacam uma parte do Agricultor que sofreu um sinistro comprovado. A grande chaga brasileira está no Estado, mas também na cabeça oca das pessoas que fazem parte dele e que não pensam.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. Eduardo, a "corporação" Banco do Brasil é uma das mais poderosas do país. ... ... É só ver a participação da PREVI nos investimentos da política governamental. ...& ... fazer a análise se em algum investimento o "fundo" PREVI tomou prejuízo?... ... Para quem não sabe o "fundo" PREVI é o dinheiro dos funcionários do Banco do Brasil, usado para investir e, com o lucro, pagar os salários dos funcionários aposentados. ... É o maior fundo de investimentos do país, tem participação na VALE, BRF, BB, ... bem sobra dinheiro para muitas outras participações. pois SEMPRE LUCRAM ...
-
Eduardo Lima Porto
Porto Alegre - RS
Pessoal, vou tentar explicar porque o sistema financeiro nacional é favorável à esquerda. Os dados que irei expor me foram apresentados por dois conhecidos do mercado financeiro, traders melhor dizendo... Ao fazer isso acredito também expor a mentira plantada pelos barões financeiros de que o Brasil tem dinheiro sobrando para ser emprestado. É mentira. O sistema financeiro sobrevive trabalhando para e com o governo. Isso se explica através dos dados da divida brasileira. A divida pública não é a única, existe outra chamada pelo governo e pelos banqueiros de "operações compromissadas", nome feito sob medida para enganar, e que é uma divida de curto prazo sobre a qual não são aplicados os juros da Selic como eles alegam. Essas operações compromissadas pagam juros muito superiores à Selic, e por isso os bancos não tem nenhum interesse em financiar pequenas empresas, o governo é o grande competidor, contra o cidadão comum, dos nossos próprios recursos. Há portanto um grande problema com a questão dos subsídios, muita gente ainda não conseguiu entender, mas não faz o menor sentido tirar dinheiro da população brasileira para financiar o que quer que seja, nem agricultura, nem indústria, nem construtoras, nem empreiteiras, nem empresas de comunicação, nem espetáculos "culturais"... etc... Para quem defende economia de mercado é impossível defender dinheiro do BNDES. E no Brasil isso é muito pior porque esse dinheiro é retirado do setor de serviços, do consumo dos brasileiros, com a desculpa de financiar o desenvolvimento e crescimento econômico, mas o que vimos? O crescimento de uma classe, ou melhor, uma casta, de políticos e de pessoas poderosas economicamente se beneficiando disso. E existem dados que compravam isso, o PSI, programa do governo, despejou 1 trilhão e meio de reais nas empresas brasileiras, desse total 1 trilhão foi para as grandes empresas, JBS, BRF, Azul, grupo Maggi, etc... Então é isso, na realidade o governo brasileiro está tirando dos trabalhadores para dar dinheiro aos bilionários, e foi e é um governo de esquerda quem fez e está fazendo isso.