Fala Produtor - Mensagem

  • carlo meloni sao paulo - SP 14/08/2018 18:29

    Eu acredito que as maiores queixas sobre pesticidas nao sejam relativas a produtos de graos... O que tem aparecido de preocupante diz respeito à Tomate, Pimentao, Batata, e legumes em geral porque o horticultor ou fruticultor nao respeita o prazo minimo entre a aplicaçao e a venda do produto... Tambem o horticultor tem muito pouco esclarecimento... Nas tabelas comparativas tem pesticidas que sao danosos aos mamiferos na base de 5 miligramas, mas tem outros que somente 800 miligramas do produto causam problemas... O BHC entao e' um campeao de saude porque precisa de 2.300 mm... Eu quero dizer que ninguem sabe ao certo aquilo que esta' fazendo... O lojista vai na conversa do vendedor que o visita e a maioria dos agricultores vai na conversa dos colegas conhecidos... Quase ninguem se preocupa com a saude do empregado que aplica o produto... Este cara e' a grande vitima de verdade e o processo mencionado dos Estados Unidos e' exatamente composto de funcionarios que aplicam o produto... Eu tenho conhecidos com caroços nos braços e fraqueza geral e sao pessoas que aplicaram pesticidas... Entao quando se fala em pesticida a pior coisa e' falar de forma generalizada porque tem uma enorme diferença entre os produtos e uma enorme diferença entre as formas de aplica-los... Entao volto a lembrar que pimenta nos olhos dos outros e' colirio... Mas graças a Deus o Glifosato e' pouco perigoso..., mas isso nao justifica 7 passadas por ano.

    15
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Nunca se pode dizer que todos os padres sao santos, assim como nao podemos garantir que todos os agricultores sao pessoas responsaveis... A verdade doi e nao sao todos que aceitam... Cansei de comer PONKAN E TANGERINAS com gosto de candida (inseticidas clorados)... Se eu conseguisse interceptar o irresponsavel que fazia isso com certeza estaria na cadeia... Porque cadeia e' o lugar para essa gente.

      7
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Boa colocação Carlo. É evidente que a decisão da justiça em relação ao glifosato foi precipitada e é fato que defensivos agrícolas se utilizados da forma correta não são esses monstros que muitos pregam. Mas infelizmente, principalmente no setor de horticultura o pessoal tem utilizado de forma incorreta os produtos. Percorri algumas áreas nas proximidades de Goiânia, onde existem muitos pequenos produtores que arrendam terras para cultivo e é assustador a maneira como o pessoal manipula e aplica os defensivos, sem EPI's, em horário inadequado, misturam produtos sem o devido critério, etc. Também não respeitam o período de carência de muitos produtos. Normalmente são funcionários que sequer são fichados que trabalham nessas áreas. Aí deveria entrar o tal "Estado" e fiscalizar essa situação, mas parece que o estado só aparece na hora errada e onde não deve. Mas pior do que a maneira como são usados os defensivos aqui é a qualidade da água que são utilizadas na irrigação de diversas áreas. É algo tenebroso, coliformes fecais a perder de vista!

      5
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Tiago, o problema e' seríssimo porque muitos agricultores não sabem ler uma bula e muitos não possuem conhecimentos matemáticos para elaborar a dosagem certa--- Graças a Deus que o mundo esta' evoluindo, muitos operadores ficam protegidos dentro das cabines de pulverizadores auto-propelidos ou em tratores cabinados---A bula do glifosato é cheia de recomendações, mas tem produtor neste espaço que chama de idiotas e imbecis as pessoas que recomendam cuidado----A União Europeia renovou por cinco anos no fim do ano retrasado o uso do glifosato e isso vem confirmar a pouca periculosidade do produto--O que temos no Brasil e' uma histeria da procuradoria que entra indevidamente em áreas que não entende----Deveria haver punições dentro da justiça por atitudes irregulares que tanto prejudicaram o Brasil a partir da carne fraca-

      0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Atentem para quem serve a proibição do glifosato. Monsanto , sim ,não recebe mais royalties da soja RR e não interessa mais na produção do herbicida, Agora é a vez do DICAMBA, produto novo com royalties exclusivo.

      0
    • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

      Só tem um problema. A China não aprovou porque produz glifosato... então só nos resta a TRAMONTANA.

      0