Fala Produtor - Mensagem
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 16/08/2018 20:35
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Reforçando a argumentação... De acordo com cientistas a maior causa de perda de biodiversidade no mundo é o desaparecimento de habitats. A segunda, a introdução de espécies exóticas.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Quero só fazer uma observação, quanto ao citado eucalipto.
Somos de um continente, onde as culturas e florestas cultivadas são espécies trazidas de outros continentes. Isso porque os hábitos alimentares dos povos estão sendo "condicionados" aos alimentos ofertados, chamados de commodities.
Faço um desafio aos sabidos. Vá em qualquer restaurante de Miami e peça um prato de arroz com feijão. Duvido que será atendido.
Ou seja, o hábito alimentar dos brasileiros está restrito ao território brasileiro. Assim como de muitos povos ao redor do mundo.
Quanto as commodities fornecedoras de amido temos o milho e o trigo. A que contem óleo e proteína, temos o soja. Embora o óleo de palma seja um dos mais comercializados mundo afora, não o vemos nas manchetes do agronegócio.
O eucalipto é uma árvore que produz a fibra que o mercado quer (fibra longa) em curto espaço de tempo e, como nosso horizonte sempre está próximo, optamos por essa espécie vegetal.
Agora, para aqueles que veem as florestas de eucaliptos à beira das estradas, pelas janelas dos carros. Parem, desçam e vão caminhar embaixo dessas árvores e, tentem "enxergar" o que veem.
Nessas florestas de eucaliptos, muitas espécies de pássaros nem sentam nos seus galhos. Imagine se constroem ninhos. Imagine nessas áreas onde o reflorestamento com eucaliptos, são cultivados para fornecimento as grandes fábricas de celulose. Os ninhos desses pássaros serão "financiados" pelo minha casa minha vida.