Fala Produtor - Mensagem

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 03/11/2018 07:28

    Diz-se que a civilização do Ocidente (em Latim: occidens: pôr do sol, oeste), sofreu influência dos filósofos gregos, Sócrates, Platão e Aristóteles, além de muitos outros, cujas doutrinas filosóficas se baseavam na lógica e, na razão.

    Quando vemos os movimentos financeiros atuais, que são da ordem dos trilhões de dólares, não entendemos o porquê dessas migrações entre os quatro pontos cardeais.

    As notícias econômicas, que falam sobre o setor da economia, do Brasil, trazem no seu bojo um fator que tem um grande peso nas atitudes do ser humano: A esperança.

    Veja que esse sentimento de quem vê como possível a realização do seu desejo e, traz consigo a confiança de boa fé, crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade. Isso tudo é o que representa o recém eleito presidente do Brasil, para seus eleitores.

    Mas, voltando ao início. Platão defendia com sua teoria das ideias, na qual a verdadeira realidade estaria no mundo das ideias, sendo acessível apenas à razão.

    Embora essa faculdade intelectual (razão), que distingue o ser humano dos outros animais, ela sofre interferências a priori de sentimentos, como a esperança, que pode não apresentar "razões lógicas".

    Enfim, por isso que o ser humano tem que viver para aprender...

    1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Complementando.... Isso quer dizer, que se sou portador daquele argumento mais convincente, não quer dizer que estou com a razão. ... .... Se existe um caminho para que o Brasil deixe de ser "O País do Futuro" e se torne "O País do Presente", espero com toda a minha esperança que os governantes desse governo recém eleito e que tomara posse no próximo ano, nos conduza por este caminho.

      1