Fala Produtor - Mensagem
-
luiz pereira Ouro Fino - MG 08/11/2018 14:57
-
elcio sakai
vianópolis - GO
Sempre é possível ficar pior, assim como melhorar... fico triste em saber que a cafeicultura brasileira é uma das várias atividades agrícolas que não está dando margem de retorno pros produtores. Como sou produtor de cereais, estou fazendo os cálculos de custos da safrinha..., ainda nem acabei de plantar toda a soja e já estou me preparando pra uma nova safra que irá se iniciar em fevereiro... Sinceramente está desanimador ser um empresário rural... Na minha mais otimista planilha de custos, tenho uma grande chance de empatar ou ter prejuízo na cultura do milho safrinha... Se não cometer nenhum erro e São Pedro me ajudar com as chuvas e o mercado me ajudar com o preço, tenho uma pequena chance de ter lucratividade. Pra nós produtores, a incerteza é a nossa grande parceira.
-
Celio Porto Fernandes Filho
Espírito Santo do Pinhal - SP
Produtor tem o dia (ou os dias) da compra dos insumos ou a tomada do custeio.. À partir daí (no caso do café) os outros 360 dias do ano ele passa preocupado em pelo menos ter condição de pagar essa conta. Como a grande maioria não conseguiu resultado positivo nos anos passados entregou a propriedade aos bancos, ou os filhos foram para acidade arrumar emprego, ... ou estão nessa situação de não poderem deixar a atividade pois precisam anualmente renovar seus creditos -- caso contrario certamente terá sua propriedade - dada em garantia - executada.
-
elcio sakai
vianópolis - GO
Que notícia podemos esperar do cafe? os preços não cobrem os custos... minha regiao é montanhosa, e nao consegue mecanizar ... será que o preço vai subir?? pior que está é impossível ficar..