Fala Produtor - Mensagem

  • elcio sakai vianópolis - GO 12/12/2018 12:27

    Safra brasileira atual de soja e milho com enorme dificuldade para os produtores este ano..., primeiramente ocorreu grande valorização dos insumos neste ano..., como as terras do sul são melhores em fertilidade, o adubo incide menos na alta do custo da lavoura, o que não acontece com o centro-oeste e norte do país, onde precisamos aumentar a concentração de adubo pra obter uma boa colheita... Depois veio o veranico no sul atingindo os estados PR, MS e SP..., e, logo após, este veranico vai se deslocar pro centro-oeste e norte do Brasil no mês de dezembro.... Pra finalizar, preços que não remuneram o produtor.... Estimativas de produção de soja de 120 milhões de toneladas de soja pela CONAB ou de 122 milhões de toneladas pelo USDA??, podem esquecer.., a cada dia que passa está ficando mais distante de se alcançar esse potencial.... E, sinceramente, do que adianta sermos o maior exportador de soja no mundo se quem produz não tem rentabilidade???... e pra aqueles que tiverem quebras na cultura da soja, a única esperança de saldar os seus débitos será a cultura do milho safrinha, podendo inclusive ter outra frustração lá na frente... OBS.: Tínhamos uma previsão de exportar 30 milhões de toneladas de milho no ano de 2018, provavelmente devemos exportar em torno de 22 milhões de toneladas até o final do ano.

    0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      As exportações de milho devem superar as estimativas de 22 milhões. O que ja foi exportado no mes de dezembro resulta em uma media diaria de 240 mil toneladas ao dia, se mantida essa media chegaremos a 4,8 milhões de toneladas no mes de dezembro. Somados as exportações de fevereiro a novembro as exportações chegariam a 21,7 milhões de toneladas, restando o mesmo de janeiro para encerrar o calendario, sendo que este é um mesmo que as exportações sempre atingem números substanciais, portanto não sendo dificil de fecharmos o ano safra com 25 milhões de toneladas exportadas.

      0
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Essas estimativas de produtividade por esses órgãos não passam de wishful thinking (desejo mental), não levam em consideração critérios objetivos e realistas que hoje são facilmente aferidos e tempo real.

      0