Fala Produtor - Mensagem

  • carlo meloni sao paulo - SP 12/01/2019 16:24

    Sr SILVIO SPERA, uma parte da minha propriedade tem a primeira camada com presença de areia ate' 25 cm... Ao longo do tempo tenho subsolado para fazer subir a argila e descer a areia... Neste ano, alem de calcario, botei bastante gesso para melhorar o fundo... Eu sou do oeste de Sao Paulo, quase encostado ao Paraná... Neste ano apareceram dois veranicos, o primeiro de 20 dias e o segundo de 15 dias.... No primeiro veranico a planta estava com 60 cm e percebi que sofreu um pouco... No segundo veranico a planta ja' estava com 1,2 m e aparentemente nao sofreu nada... Porem so' terei a conclusao depois da colheita.

    4
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlo... Antes, quero deixar claro que sou bem menos (...) do que o Sr. Silvio Spera, mas sou um viciado em dar palpites, por isso já peço desculpas. .... De acordo com sua explicação, o solo de sua propriedade deve ser um latossolo. Deve ser na bacia do Rio Parapanema, região de solos férteis. ... ... Quanto às subsolagens, gostaria de propor que o sr. faça uma experiência. ... Pegue um saquinho plástico transparente e coloque dois copos de feijão e, um copo de açúcar nele. Após, mexa um pouco para que os dois se misturem. Em seguida agite um pouco. O que o sr. vai ver? ... ... O feijão ficou na parte de cima e o açúcar desceu no fundo, não é? ... ... O feijão é a areia do seu solo e, o açúcar a argila. ... Ou seja, após a subsolagem, "mexida no solo", as partículas menores irão para o fundo e as maiores subirão. ... ... Para que o solo tenha os grumos estáveis é necessário que a atividade biológica desse solo esteja à pleno vapor. ... ... Para isso é preciso criar o "meio" favorável para que os microrganismos do solo se reproduzam. ... ...

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Rensi...parabéns

      5
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Paulo obrigadao -----Repito , nao tenho formaçao agronomica, por isso me sinto um pouco como alguem tateando no escuro---No meu comentario estou insinuando que a resistencia ao veranico e' diferente no estagio de crescimento----Quanto mais alta a planta mais profundo e' o sistema radicular e menor e' o efeito do veranico----Tambem acho que na sub-solagem abre-se uma valeta que ajuda a infiltraçao da agua e o material de cima mais rico em humus desce pra baixo melhorando a espessura da camada fertil, tudo facilitando o enraizamento profundo que torna a planta mais resistente ao veranico---Nao sei,, o que o sr acha , estou certo???

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O "meio" favorável pode ser alcançado após correção do pH em torno de 5,0 e colocar fósforo na forma de fosfato natural no solo. Após, fazer uma incorporação com grade (uma única passada), para incorporar palha. ... Essa palha deve ser uma palha mesmo, ou seja, folhas e caules oriundos de uma planta que fechou seu ciclo natural e, não de dessecação de plantas que se apresentavam em estágio de floração. ... ... SÃO "PALHAS" DIFERENTES !!!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Carlo, escrevi um comentário lá em cima e, esqueci de dizer: ... O húmus é um composto proveniente da atividade fúngica. Em climas temperados, onde a atividade dos microrganismos do solo é em sua maioria de fungos, os solos da Ucrânia têm um grande percentual de húmus e, sua fertilidade alta. Em climas tropicais, os microrganismos que têm maior atividade nos solos são bactérias de vida livre e seus derivados são compostos que possuem ácidos fúlvicos e não ácidos húmicos. Ou seja o metabolismo dos nossos solos são diferentes dos solos da América do Norte, Europa e adjacências. .... .... .... Veja que falei ..."metabolismo dos nossos solos" ... ... Isso que dizer que são "ORGANISMOS VIVOS" e, para que eles sejam produtivos, devemos mantê-los vivos...

      0