Fala Produtor - Mensagem

  • Valdir Edemar Fries Itambé - PR 14/01/2019 10:32

    A CONAB, mais uma vez, e até quando???... Muito bem RODRIGO POLO PIRES... Merecidas criticas à CONAB, que também se estende ao Ministério da Agricultura dos Governos anteriores, Ministério do qual a CONAB faz parte do "guarda chuva" institucional... Pois Bem, já estamos no NOVO GOVERNO, e ao que se vê o Ministério da Agricultura NÃO teve tempo hábil para averiguar a questão da CONAB quanto as suas "ARCAICAS" estimativas de safra, que ao longo dos anos tem comprometido a renda dos produtores rurais, uma vez que as estimativas quando divulgadas, sempre são de levantamento feito no passado, e estas publicações tardias, tem interferido diretamente no preço de mercado de lousa do dia, e também do futuro, o que se repete mais uma vez, haja vista que o preço da soja pago ao produtor rural vem caindo diariamente, tão embora, todos nós sabemos e a mídia retrata as perdas decorrentes das intempéries climáticas que se assolam todos os anos, em determinadas regiões, como é o caso deste ano agrícola... Em todas as criticas que fiz em relação a CONAB/MAPA... "O arcaico sistema da Conab e a politicagem da estimativa de safra divulgada pelo Mapa" Acesse o LINK : https://www.noticiasagricolas.com.br/artigos/artigos-principais/185295-o-arcaico-sistema-da-conab-e-a-politicagem-da-estimativa-de-safra-divulgada-pelo-mapa-por-valdir-fries.html#.XDx-vVVKgnQ "... Criticas que levou inclusive a CONAB responder, porém os disparates das estimativas continuam sendo realizados da mesma forma... Devemos agora cobrar do novo governo uma AÇÃO DIRETA junto a CONAB para que seja implantado um novo sistema de operacionalização dos levantamentos, com APLICATIVO ON-LINE, para registro a campo, e processamento de contabilização das estimativas. Esta ferramenta é possível, para que de certa forma toda esta manipulação de dados que acontece, evite as perdas e danos que tem causado para os produtores rurais em beneficio de conglomerados de empresas e industrias... Devemos sim RODRIGO, denunciar e cobrar uma posição da CONAB, até porque a divulgação distorcida, ao final de cada safra, eles fazem a adequação dos resultados, e todo prejuízo que causam, os estragos sempre é computado a quem produz... conforme tenho registrado em artigos publicados aqui no SITE NOTICIAS AGRÍCOLAS, a exemplo do ultimo que editei, quando da publicação da primeira estima de SAFRA de janeiro de 2017, fazendo comparativos com dados de anos anteriores, conforme podem confirmar acessando o link que ai esta, algo que, conforme o amigo Rodrigo registrou em seu comentário, vem se repetindo neste ano... comentário referente: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/graos/228114-conab-traz-levantamento-de-safra-de-graos-e-reduz-soja-para-1188-mi-de-t.html#.XDyPHFVKgnQ

    0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Que a CONAB -- bem como toda a maquina pública -- tem um desempenho de regular pra ruim não é novidade... mas sobre a expectativa da safra que ela apresenta esta conforme as demais empresas privadas de renome...culpar petistas por isto é uma idiotice...como é idiotice atribuir isto ao "borsanada"... então mais razão faria bem... ou seja, estamos vindo de diversas safras cheias...com consumo normal ou levemente elevado devido aos baixos preços...nesta posição claro que a China e qualquer comprador faz o quê?...deixa de comprar apertando o vendedor...e com isto não provoca subida do preço...alem disto estão tirando o guarda chuva de cima dos chineses e então provocam redução de consumo...incerteza...lembro que o Trump vai apertar o nó da gravata e só vai negociar em condição vantajosas... portanto, sem fato novo a safra de soja brasileira vai continuar de arrasto..

      18
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Tenho convicção que estes erros cometidos pela Conab e IBGE não são por incompetência. Existe algo por trás disso. Basta fazer um exercício de dedução. A quem interessa os baixos preços pagos aos agricultores? Quem tem sua margem de lucro melhorada? No final do ano passado li uma reportagem que a Conab havia reavaliado o estoque de soja no Brasil, pois "acharam" 5 milhões de toneladas desde de 2009. Como uma empresa desse naipe pode ser levada a sério? É de extrema urgência que a nova Ministra da Agricultura reveja os quadros de chefia da Conab e implemente uma estimativa de safra correta. Sem isso, de nada adianta ficarmos investindo em maior produtividade e tecnologia, pois só estaremos cavando nossa sepultura. Precisamos de renda e sem relatórios honestos, ficaremos trabalhando para outros.

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Alguém se lembra do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi, que foi defenestrado do cargo porque "pegava carona" no jatinho da OUROFINO ... Esse mesmo ministro que assinou a liberação para a OUROFINO produzir vacinas de aftosa. Wagner Rossi era o "chefe" da CONAB antes de ser alçado a ministro. O feudo ainda continua, pois seu filho Baleia Rossi exerceu o cargo de "chefe" por um bom tempo.

      1